DSC_0210O prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter, esteve na Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos em Cuiabá, na última terça-feira (9), onde, juntamente com o secretário Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, assinou o termo de cooperação entre Prefeitura e a Sejudh para a criação de uma casa de semiliberdade do Sistema Socioeducativo no Município.

A casa funcionará em um imóvel cedido pela Igreja Católica e que será adaptado de acordo com as normas do regime socioeducativo. Em contrapartida, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos administrará o local, dando manutenção e fornecendo servidores para trabalhar com os menores em medidas socioeducativas.

Com isso, menores infratores de Campo Verde passarão a cumprir as medidas socioeducativas no próprio município, tendo que se apresentarem na casa todas as noites. “Isso é importante”, frisou o prefeito. “Ele vai ter que cumprir a sua obrigação de pernoitar nessa casa. Durante o dia ele vai ficar em liberdade, mas no horário mais crítico que é à noite, ele estará recluso cumprindo a sua pena”, completou.

Para o prefeito, a criação da casa de semiliberdade é considerada um grande avanço, pois poderá inibir a ação dos menores infratores. “Ele sabe que ele vai ter que cumprir uma pena, então penso que isso é interessante no sentido de que ele irá pensar melhor antes de cometer uma falta. E a população, acredito, vai se sentir mais segura”, disse o prefeito Schroeter.

O secretário Luiz Antônio Pôssas de Carvalho destacou que a parceria para suprir a necessidade do município e cooperar com o processo de avanço da Sejudh. “Esta unidade vem de encontro com o trabalho que estamos tentando desenvolver no Estado. É uma inovação no que tange as medidas socioeducativas, esta vai ser a primeira no regime semiliberdade”.

A casa terá 20 vagas e irá receber os menores em conflito com a lei, de acordo com a determinação judicial que irá encaminhar o menor para cumprir a pena. Durante o dia eles terão que fazer cursos profissionalizantes e educacionais, que podem ser na própria casa ou fora, e no período noturno são recolhidos para cumprirem a pena. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação, com informações da Sejudh)