Mudas serão repassadas aos produtores com preços subsidiados

A Administração Municipal, desde o início deste ano, tem procurado incentivar a diversificação das pequenas propriedades e assim fortalecer a agricultura familiar em Campo Verde.

Há cerca de dez dias, o Município adquiriu 3,7 mil mudas de espécies frutíferas que serão repassadas aos produtores a preços simbólicos.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente Pedro Cambará, as mudas de goiaba, cupuaçu, caju, manga, maracujá e açai foram compradas com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e custaram R$ 3,7 mil.

Conforme informou o secretário, as mudas serão repassadas à Cooperozório, formada por pequenos produtores do Assentamento Dom Ozório, que ficará responsável pela distribuição e comercialização das mudas. No Assentamento vivem 550 famílias.

“Cada muda será vendida com uma margem de R$ 0,30 sobre o custo”, explicou Pedro Cambará. “Assim, nós vamos fortalecendo o programa de incentivo à fruticultura”, completou o secretário. Cada unidade, custará entre R$ 1,00 e R$ 3,00, dependendo da espécie.

Para os pequenos produtores do Assentamento Dom Ozório, a produção de frutas surge como uma excelente oportunidade para que eles possam tornar suas propriedades produtivas e rentáveis.

Morador do Assentamento, Natal Fausto Scaramussa é um dos que pretendem investir no plantio de espécies frutíferas em suas terras. Inicialmente ele planeja cultivar pelo menos meio hectare de maracujá. “Esse programa é bom porque vai incentivar a produção de frutas, que é uma ideia da cooperativa do Dom Ozório”, salientou Natal.

Também morador do Dom Ozório, Sebastião Silva de Araújo também acredita no sucesso da fruticultura e destaca o empenho da Administração Municipal em subsidiar a comercialização das mudas. “Isso é excelente. É o primeiro benefício que estamos recebendo”, lembrou. “O prefeito Fábio tem sido uma mão na roda para nós”, completou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)