1A Secretaria Municipal de Educação e Cultural de Campo Verde realiza entre os dias 19 e 21 de novembro a nona edição do Festival de Teatro Campo-verdense, que este ano, homenageia o ator e humorista mato-grossense Liu Arruda.

As inscrições para o Festival estão abertas até o dia 31 de outubro e podem ser feitas no Departamento de Cultura, localizado na Rua Rio de Janeiro, 564, próximo à Praça 4 de Julho. Para participar, as peças não podem ter sido apresentadas em edições anteriores do Festival.

De acordo com Emanuelle Calgaro, diretora do Departamento de Cultura, o Festcav, que é dividido nas categorias infantil, infanto-juvenil e adulto, tem como objetivo “estimular a produção teatral e cultural no Município, dinamizar a cena teatral campo-verdense com espetáculos de qualidade, promover o intercâmbio entre artistas e público, divulgar novos talentos locais e contribuir para a formação e ampliação de plateia”.

O Festcav distribuirá R$ 4,7 mil e troféus para o melhor espetáculo, melhor ator, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor ator coadjuvante, melhor ator revelação, melhor atriz revelação, melhor direção, melhor cenário, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor iluminação e melhor sonoplastia.

Liu Arruda marcou a cultura cuiabana

Liu Arruda é na verdade Elonil de Arruda, jornalista, comediante e músico. Cuiabano, nasceu em 30 de maio de 1957, filho de Nilson Arruda e Tanita Marques de Pinho Arruda. Herdou da mãe o interesse pelo teatro e desde a década de 80 é o mais popular ator do Estado.

A primeira apresentação aconteceu em 1968, no Colégio São Gonçalo, onde fez uma dublagem de Balada para um Louco, uma versão de Moacir Franco para a música de Astor Piazzola. A partir daí mostrou que teatro não seria apenas uma brincadeira.

liu2Nos anos 70, junto com Ivan Belém, participou do grupo de teatro do Sesi, “Pequenos Gigantes,” atuando na peça “amilo Ramos Suing”. Com Ivan Belém, o artista tomou conta da noite, com as poderosas “Creonice e Comadre Nhara”. Uma união que emplacou de vez com a apresentação do espetáculo, “Elas por Eles”.

O artista também trabalhou por 10 anos como professor no colégio Pernalonga, em Cuiabá, dando aulas de Educação Artística, Teatro e Redação. Foi ainda repórter da TV Centro América, filiada da Rede Globo na capital mato-grossense, por um curto período.

Liu Arruda era sistemático e extremamente profissional em todos os seus trabalhos. Como sofria de insônia, grande parte de seus projetos eram elaborados durante a madrugada. Bianca de Arruda, sobrinha do ator, relembra várias demonstrações da personalidade forte do tio, já que trabalhou com ele durante algum tempo.

“Ele sempre foi brincalhão, gostava de sacanear as pessoas, mas ao mesmo tempo era sério com as suas obrigações, gostava das coisas certas e de cumprir horários”, enfatiza. O tino empresarial era muito marcante nas ações de Liu.

Era um homem visionário e sempre foi seu próprio patrão. Em meados dos anos 90 ele abriu o bar “Teatro de Varanda”, que depois passou a se chamar “Nó de Cachorro”

O local era palco de espetáculos e a ideia era dar oportunidade aos artistas regionais a apresentarem suas peças à sociedade cuiabana, sem distinção de classe social. O objetivo era popularizar as manifestações culturais.

O ator fez muito sucesso quando foi garoto propaganda do antigo supermercado Trento Junior. Liu também participou das novelas O Campeão, da TV Bandeirantes e A Lenda, da extinta TV Manchete. Também fez uma breve participação na novela da TV Globo, Suave Veneno.

O humor de Liu valorizava o linguajar cuiabano, que era expresso numa mistura de irreverência com pureza, mas sem traço de vulgaridade.

Em mais de 25 anos de carreira, sua galeria tem quase 40 personagens e centenas de apresentações teatrais. Liu além de ter participado em novelas, manteve colunas em jornais e lançou o CD, “Ocê qué vê, escuta”, com catorze faixas, sete músicas e sete piadas. Liu Arruda morreu no dia 24 de outubro de 1999, com 42 anos. (Wikipedia)