câncer-colo-úteroEm outubro, o Brasil e o mundo se vestem de rosa para chamar a atenção para um problema que todos os anos mata milhares de mulheres: O câncer de mama e de colo de útero.

E Campo Verde, pelo segundo ano consecutivo, vai aderir à campanha “outubro rosa” e desenvolver atividades que chamem a atenção das mulheres para a necessidade de realizar o auto-exame das mamas e o preventivo de colo de útero.

Além das ações de conscientização, como a realização de pit stops nas principais ruas e avenidas da cidade com a distribuição de folders sobre a campanha, haverá também palestras para mulheres nas Unidades de Saúde da Família.

No dia 18 de outubro será realizado o “dia D” da campanha, com exames clínicos das mamas e coleta de material para a realização de preventivo do câncer de colo de útero entre 8h00 e 17h00 em todas as Unidades de Saúde da área urbana. A Secretaria de Saúde alerta que é necessário a apresentação do Cartão do SUS e RG para a realização dos exames.

No dia 22, de acordo com a programação, serão realizadas coletas de material para exames de CCO no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que funciona no antigo PSF do bairro São Lourenço, entre as 17h00 e as 21h00. Também será obrigatória a apresentação do Cartão do SUS e do RG.

E para simbolizar a participação de Campo Verde na luta contra o câncer, um prédio público será iluminado com a cor rosa pela Secretaria Municipal de Saúde. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)

Categorias: noticias

Sobre o autor