Criada em 2001 para preparar a merenda dos alunos da rede escolar municipal de Campo Verde, a Cozinha Piloto está garantindo também a alimentação dos mais de 500 atletas que estão participando da 5ª etapa dos Jogos Regionais Estudantis de Mato Grosso (Jorems), que começou na última quinta-feira (26).

Para alimentar esse verdadeiro batalhão em fase de crescimento, um pequeno exército formado por nutricionista, cozinheiras, auxiliares de cozinha, padeiros, confeiteiras, ajudantes de panificação e motorista, se desdobra para colocar na mesa uma alimentação balanceada e equilibrada, que supra as necessidades dos competidores.

O cardápio, de acordo com a nutricionista Liliane Cherubini, responsável pela Cozinha Piloto, é elaborado de forma a repor as perdas calóricas provocadas pela competição. Modalidades como handebol, basquete, futsal e futebol, exigem grande esforço físico. “Preparamos um cardápio rico em carboidratos e que proporciona aos atletas uma dieta de 2000 mil calorias diárias”, informou.

Conforme informou Liliane, o trabalho na Cozinha Piloto começa cedo e não tem hora para acabar. O café da manhã, primeira refeição do dia para os competidores, começa a ser preparado às 5 horas. Na panificadora os serviços começam um pouco mais tarde, por volta das 6 horas, isso porque algumas etapas do preparo dos alimentos já foram antecipadas na noite anterior.

Todos os dias, informou Liliane, são preparados 100 litros de leite e 800 pães com manteiga ou mortadela para os atletas. Para os árbitros que estão trabalhando nos Jorems, o cardápio do café da manhã é mais elaborado, composto por sucos, frutas, bolos e biscoitos.

Para o almoço e para o jantar, a quantidade de alimentos também é grande. Só de carne são 150 quilos. São preparados também 17 quilos de feijão, 45 quilos de arroz – que podem ser substituídos por macarrão, dependendo do dia; 20 quilos de mandioca, 30 quilos de saladas e 8 quilos de farinha de mandioca.

Além de atender as necessidades calóricas, a alimentação servida agrada os competidores pelo paladar. “Estava muito gostava e eu fiquei satisfeito”, afirmou José Gomes, atleta do futsal de Guiratinga.

Tão logo o almoço é servido, o pequeno exército da Cozinha Piloto volta ao trabalho. Depois de lavarem as panelas, pratos e talheres, cozinheiras e ajudantes já começam a pensar no preparo do jantar, que é servido sempre a partir das 18 horas.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação