O historiador Lucivaldo Ávila, Cibele, responsável pelo Museu, e Leidiane, funcionária da SMICT

A pedido do prefeito Fábio Schroeter e do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Campo Verde, Aparecido Rudnick, o historiador da secretaria estadual de Cultura de Mato Grosso, Lucivaldo Ávila, realizou entre os dias 23 e 24 de julho, um diagnóstico situacional do Museu da História de Campo Verde, localizado na comunidade histórica de Capim Branco.

De acordo com o historiador, a partir dos dados levantados serão traçadas estratégias para fomentar a visitação ao Museu e também à comunidade, onde ainda podem ser encontradas construções centenárias, edificadas na segunda metade do século 19.

Segundo Ávila, o museu conta com um acervo razoável e em bom estado de conservação. “Tanto o Museu quanto a comunidade têm potencial para serem usados como instrumento de cultura e turismo”, afirmou.

Um problema apontado por ele como fator que dificulta a visitação é a distância. Capim Branco está localizado a cerca de 20 quilômetros do centro urbano de Campo Verde. “Mas esse é um problema crônico e que vamos ter que conviver com ele”, ressaltou Ávila. “E é para vencermos essa barreira que estamos realizando esse diagnóstico e vamos traçar as estratégias”, completou.

Uma das ações que deve ser implementada com o objetivo de aumentar o número de visitantes é o aumento do acervo. Para isso, Ávila sugeriu que sejam feitas parcerias com clubes de serviços. “E dessa forma incorporar o Museu no circuito cultural da cidade”, salientou.

Lucivaldo Ávila lembrou que em Mato Grosso, menos de 10 cidades contam com museu ou espaços destinados à preservação da memória e destacou a iniciativa do prefeito Fábio Schroeter e do secretário Aparecido Rudnick em querer fomentar a visitação ao Museu da História de Campo Verde. “É uma iniciativa visionária porque valoriza uma área que tem pouca visibilidade, que é a cultura. É um esforço digno de louvor”, enalteceu.

O Museu da História de Campo Verde funciona de segunda à sábado, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Para agendar visitas aos domingos ou feriados é preciso entrar em contato com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, localizada na Rua do Saber, em frente à Área de Lazer Recanto do Sol. O agendamento pode ser feito pelo telefone (66) 3419- 3687. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)