Vice-governador Chico Daltro e o vice-prefeito de Campo Verde Laerte Brasileiro de Alvarenga

O Programa MT Habita Mais – Casa do Servidor foi lançado oficialmente em Campo Verde na noite de quinta-feira (24) no Centro de Apoio ao Idoso Benno Jhonner, com a presença do vice-governador de Mato Grosso Chico Daltro, do presidente da EMPAER Valdizente Nogueira,do vice-prefeito Dr. Laerte Brasileiro de Alvarenga, da secretária municipal de Habitação, Rosilene Sangüine Schroeter, do presidente da Câmara José Humberto dos Santos, da gerente de Habitação Sandra Badocco e de várias autoridades.

Mais de 500 servidores públicos municipais dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público, puderam ter acesso às informações sobre como o Programa será desenvolvido. As explanações foram feitas pelo vice-governador Chico Daltro, que também responde pela secretaria de Cidades.

Rosilene Sangüine Schroeter, primeira-dama e secretária municipal de Habitação

Para o vice-prefeito Dr. Laerte Brasileiro de Alvarenga, a compra da casa própria é o sonho de todos e o financiamento através do MT Habita Mais vai proporcionar a realização de sonho. “É um programa muito interessante porque vai permitir que os servidores públicos, em vez de pagarem aluguel, vão pagar a prestação de um imóvel que é seu. E isso é muito importante”, disse o vice-prefeito.

O MT Habita Mais – Casa do Servidor é único no Brasil e atende exclusivamente servidores públicos, inclusive os inativos, aposentados e pensionistas, com financiamentos a juros baixos para a compra da casa própria, através do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Em Campo Verde, a Prefeitura Municipal é parceira do Governo do Estado na execução do Programa.

A servidora municipal Vânia Carla João aprovou a iniciativa dos governos estadual e municipal em implantar o programa. “Eu acho muito importante um programa de financiamento da casa própria, que é o sonho de toda população, e essa parceria do Governo do Estado, juntamente com a Prefeitura, vai realizar o sonho de muito cidadão campo-verdense”, disse.

Wesley Luciano Ferreira Barbosa é professor e ainda não tem casa própria. Ele acredita que o MT Habita Mais, trazendo benefícios para o servidor, será importante. “Porque nós sabemos que o custo com aluguel e o déficit habitacional no Brasil ainda é muito grande, o aluguel compromete grande parte da renda dos servidores e dos cidadãos como um todo. E encontrar formas de transformar esse dinheiro do aluguel em parcela e que o cidadão tenha oportunidade de ter a casa própria, é muito bom”, observou. “Mas é preciso saber as taxas de juros e como vai ser”, completou.

Respondendo cumulativamente pela secretaria municipal de Habitação, a primeira-dama Rosilene Sangüine Schroeter também aprovou a iniciativa do Governo em criar o MT Habita Mais – Casa do Servidor. “Com certeza é um programa muito importante do Governo do Estado, juntamente com as Prefeituras, e a gente vê como um ganho muito grande porque nunca se teve um programa como esse, que pensou no servidor”, disse ela. “Agora, com esse programa, muitos servidores poderão ter a casa própria”, completou.

O vice-governador e secretário de Cidades de Mato Grosso, Chico Daltro, destacou a grande quantidade de servidores que participaram da reunião de trabalho, o que, segundo ele, mostra que há uma necessidade de se ofertar o acesso à moradia própria para os funcionários públicos no Município. “Uma boa parte dos servidores não tem casa própria e nós conseguimos viabilizar um projeto em que teremos juros menores, prazos maiores e agregando determinados tipos de benefícios para viabilizar a facilitação do acesso à casa própria”, destacou.

Chico Daltro ressaltou a participação dos Municípios na execução do Programa. “Aqui em Campo Verde eu quero, desde já, agradecer a parceria do prefeito Fábio, do presidente da Câmara, José Humberto e de todos os demais vereadores, que nós tivéssemos essa parceria funcionando bem”, enfatizou. Para Chico Daltro, o Programa MT Habita Mais – Casa do Servidor é um reconhecimento ao servidor público. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)