O trabalho na horta fotalce a união entre alunos, professores e servidores

Funcionários da Escola Municipal José Garbugio, que faz parte da Rede Municipal de Ensino de Campo Verde, estão dando exemplo de que, quando há interesse, dedicação, solidariedade e comprometimento é possível melhorar as condições do ambiente de trabalho e melhorar a vida de outras pessoas.

Motoristas do transporte escolar, Jailson Lima de Oliveira, José dos Santos (Tonico) e Adelson Alves da Silva resolveram se juntar ao zelador “Zezinho” e aproveitar o tempo ocioso entre os horários em que percorrem as estradas da comunidade buscando ou deixando os estudantes em suas casas, para melhorar o ambiente escolar e alimentação dos alunos.

Uma das primeiras ações do trio foi revitalizar a horta da Escola, que teve a cerca de tela reformada e ganhou canteiros onde são cultivadas alface, rúcula, cenoura, beterraba, salsinha, cebolinha e até melancia. “Nós estávamos sem fazer nada e resolvemos ajudar”, revela Adelson.

Jailson lembra que no começo do ano letivo a horta estava abandonada e não produzia nada que pudesse contribuir com a melhora da alimentação servida aos alunos. “Isso aqui estava sujo, cheio de mato. Levantamos a cerca, fizemos canteiros e limpamos os pés de banana”, lembra.

Para o motorista, usar o tempo em que poderia estar descansando com o trabalho na horta da escola é motivo de prazer. “A gente se sente mais útil”, afirma. Há pouco mais de um mês, Jailson, Adelson e Tonico ganharam mais um ajudante.

Professor de informática, Thiago Bello não vê problema em apanhar uma enxada ou um regador e cuidar da horta entre uma aula e outra. “Isso é para nós mesmos”, observa o educador. “Nós é quem vamos ser beneficiados”, completa.

A iniciativa dos motoristas e do professor contagiou os alunos, que não veem a hora de ir para a horta cuidar dos canteiros. “A felicidade deles é quando vêm para cá”, conta a diretora da escola Vânia Carla João.

Na horta, os alunos retiram as ervas-daninhas do meio das plantas e regam os canteiros. A atividade extraclasse, além de dar noções de como os alimentos são produzidos, contribui para melhorar a interação entre eles.

Outra ação realizada pelos motoristas foi a pintura das paredes internas do ginásio de esportes da escola. Munidos de rolos, pincéis e tintas, eles arregaçaram as mangas e deram um novo visual ao interior do prédio.

Para a diretora, a iniciativa dos motoristas e do professor de informática, além de melhorar a estrutura da escola, proporciona uma maior aproximação entre todos os servidores. “É um envolvimento maravilhoso e essa união do grupo vai ficando cada vez mais forte”, enfatiza.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação