Alunos da APAE demonstraram nas apresentações que são capazes de superar barreirasApresentações artísticas e palestra com o psicólogo Orivaldo Sales Filho fizeram parte das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Campo Verde, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na noite de segunda-feira (26), no Centro de Atendimento ao Idoso Benno Johner, e que contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas.

Durante o evento, alunos da APAE fizeram uma apresentação que retratou exatamente o momento vivido pelas pessoas portadoras de necessidades especiais: Com determinação, eles estão se tornando vencedores, quebrando as barreiras do preconceito e se integrando à sociedade.

Durante sua palestra, o psicólogo Orivaldo Sales Filho exibiu vídeos onde foram mostradas a determinação e capacidade de superação dos deficientes. Os exemplos emocionaram os presentes e comprovaram que, a cada dia, os portadores de necessidades especiais desafiam seus limites e diminuem as diferenças.

Em Campo Verde, os deficientes recebem apoio de vários órgãos da Administração Municipal, que também é parceira da APAE, contribuindo para que a instituição possa oferecer a eles, condições necessárias para que se sintam valorizados e nunca excluídos.

Conforme explicou a secretária municipal de Ação e Promoção Social Rosilene Sangüine Schroeter, sua pasta oferece aos deficientes o chamado Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ações como dinâmicas de grupo com acompanhamento de psicólogo. “O trabalho envolve as famílias e é focado no fortalecimento dos vínculos familiares, com o objetivo de inserir a pessoa na sociedade”, destacou.

Secretária Municipal de Educação e Cultura, Marta Frares lembrou que em Campo Verde, as Administrações Municipais sempre deram apoio à causa dos deficientes físicos, otimizando os serviços ofertados através da APAE e das salas de recursos das escolas do Município. “E nessa Administração é determinação do prefeito Fábio que esse apoio seja ampliado”, frisou.

Em Campo Verde, de acordo com a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Cátia Montoya Pinto, a inclusão dos deficientes na Rede Municipal de Ensino é uma realidade. “Nós temos hoje no nosso município 40 alunos excepcionais que frequentam o ensino regular e as salas de recursos das escolas municipais”, informou.
Alunos da rede pública de ensino se apresentaram durante o evento

Nos últimos meses, o fechamento das APAES tem sido noticiado através das redes sociais. De acordo com a coordenadora pedagógica da APAE de Campo Verde, Rosilene Schabach, existe um Projeto de Lei tramitando no Congresso sem que nada de concreto tenha sido decidido. Pelo PL, os alunos que hoje frequentam as APAES devem ser inseridos no ensino regular. “A gente não acredita que isso vá se concretizar de fato”, disse ela.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação