instituto CirandaHá exatos dez anos, o Instituto Ciranda- Música e Cidadania vem trabalhando com a missão de criar oportunidades de desenvolvimento por meio do ensino e difusão da música de concerto para crianças e jovens do Estado de Mato Grosso. E as boas-novas chegam a todo momento: além das células em Cuiabá, Nova Mutum e Chapada dos Guimarães, mais um núcleo se estabelece.

Nesta sábado (8) a escola social de música – que hoje atende mais de 500 jovens – dará um passo além e muito importante para uma caminhada que vem se consolidando a cada temporada. A data marca a inauguração de um novo pólo do Instituto Ciranda em Campo Verde, com apresentações da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso, a partir das 19h,na Avenida São Lourenço, em frente ao Centro Educacional Amerecilda.

Os concertos estão sob a regência e direção artística do maestro Murilo Alves, que também é presidente do Instituto Ciranda. “Esse é um passo importante na consolidação da ideia de expansão do Ciranda. A possibilidade de levar ensino musical e prática orquestral a cada vez mais pessoas nos move. O que foi formado até agora será multiplicado e lá serão formados multiplicadores”, destacou Murilo.

A mais nova sede do Instituto Ciranda atenderá 150 novas crianças e jovens no primeiro ano. Os professores serão os mesmos da sede em Cuiabá, que assim como fazem para dar aulas nas comunidades de João Carro e Água Fria, vão pegar a estrada com o objetivo de formar novos instrumentistas e, consequentemente, novas plateias para a música de concerto.

O Ciranda proporcionará aos jovens e crianças de Campo Verde que estiverem devidamente matriculados, aulas de flauta transversal, saxofone, clarinete, trombone, trompete, percussão, violino, viola, contrabaixo, violoncelo e coral infantil. Os instrumentos serão adquiridos graças ao empenho e sensibilidade da Coordenação de Cultura de Campo Verde por meio da Secretaria de Estado de Cultura e da Prefeitura de Campo Verde. Os recursos humanos contarão com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Campo Verde.

Foi o coordenador de Cultura, André Tavares quem se atentou para a mudança do cenário artístico em Campo Verde. “Eu já tinha em mente buscar apoio para uma produção musical com formato de orquestra sinfônica, mas não tinha suporte pedagógico, músicos capacitados. Mas me lembrei de um colega”.

O colega em questão é Murilo Alves. O coordenador de Cultura do município foi aluno do curso de regência e sabendo do trabalho do mestre, acionou o Ciranda. “Não tinha como desenvolver um trabalho isolado sem apoio pedagógico e profissionais de vários instrumentos, e foi então que fiquei sabendo do projeto implantado em Nova Mutum. Assim, fui apresentar o projeto ao prefeito Fábio Schroeter preparado para receber um não. Mas logo que terminei a apresentação ele perguntou: ‘quando podemos começar?’. Eu disse que seria já em agosto”.

A Prefeitura de Campo Verde em nome do prefeito Fábio Schroeter e a Secretaria de Educação e Cultura em nome da secretaria Marta Frares, estão empenhados no desenvolvimento do projeto. Assim, criando oportunidades de desenvolvimento pleno através do ensino e difusão da arte musical para crianças e jovens de Campo Verde. A secretária de Estado de Cultura – que também apóia as ações do Instituto Ciranda foi procurada também e assim como a Prefeitura garantiu investimento. Vale ressaltar, o pólo que está sendo implementado em Campo Verde já tem promessa de irradiar-se pelo município. Além do concerto, o maestro Murilo Alves vai ministrar também, um seminário junto aos colaboradores da Cooperfibra. A ideia de utilizar a música como instrumento de cidadania pregada pelo Instituto está se disseminando e a promessa é que ela alcance ainda mais municípios mato-grossenses.

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social é outra importante aliada do Instituto. Interessados podem entrar em contato com a administração do Instituto, pelo

telefone (65) 3623-1239. O Instituto fica na rua Tenente Lira, 531, bairro Dom Aquino.