A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente (SEDAM) de Campo Verde começou a investigar na manhã de hoje (10) uma denúncia de crime ambiental em um loteamento que está sendo instalado na cidade.

De acordo com a denúncia, havia um extravasamento de esgoto em um dos pontos de coleta, fato que foi confirmado pelo supervisor de Meio Ambiente da SEDAM/CV, Edson Silva Castro. Conforme explicou Castro, será solicitada junto à empresa responsável pelo loteamento toda a documentação e licenciamentos ambientais do empreendimento.

Após a análise da documentação será elaborado um relatório que será encaminhado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), por ser ela a responsável pela emissão das licenças.

“A partir daí, de acordo com a recomendação da SEMA, será feita a notificação da empresa e, se for o caso, lavrado auto de infração”, informou. Castro também adiantou que a SEDAM/CV tem atuado de forma intensa no combate a crimes ambientais, chegando as denúncias, notificando e multando os infratores.

De acordo com o engenheiro Josué Júnior, da empresa responsável pelo loteamento, o local onde aconteceu o extravasamento é ponto de coleta dos efluentes. O problema é pontual e acontece, segundo ele, quando há o aumento das chuvas.

Ele também informou que a rede de coleta de esgoto ainda não está em funcionamento, porém, moradores estão fazendo as ligações de forma clandestina.

Josué Júnior informou que toda segunda-feira é feita a coleta dos efluentes por um caminhão de uma empresa de auto fossa contratada pela proprietária do loteamento. No momento em que o supervisor de Meio Ambiente da SEDAM estava checando a denúncia de crime ambiental, o caminhão chegou para fazer a coleta.

De acordo com o engenheiro, a empresa loteadora está investindo em uma estação elevatória de esgoto, que está prevista para ser concluída ainda esta semana. Com isso, o ponto de coleta que extravasou deverá ser desativado.

NOTA: A pedido  da empresa de auto fossa contratada pela proprietária do loteamento, a foto do caminhão fazendo a coleta dos resíduos foi retirada da página.

Sobre o autor