IMG_3876-1O prefeito de Campo Verde Fábio Schroeter, entregou na última sexta-feira (6) os documentos de remissão de dívidas com IPTU e taxas municipais às primeiras famílias carentes beneficiadas pela Lei de autoria do Poder Executivo e sancionada em dezembro do ano passado.

Nascido em Balneário Camboriú e morando em Campo Verde há 36 anos, onde trabalhou na construção de armazéns de grãos e em fazendas, o aposentado João Maria Fernandes, de 81 anos, e a esposa Rosa Maria Fernandes, foram os primeiros a terem seus débitos anistiados pelo Município.

Os dois vivem em uma pequena casa inacabada no bairro Eckert e ganham dois salários mínimos por mês. A renda, de acordo com dona Rosa, não é suficiente para custear os gastos. Só de medicamentos são mais de R$ 200 todos os meses.

Com dificuldades para ouvir, seu João pouco fala. Mesmo assim, agradeceu a iniciativa do prefeito em criar a Lei que livrou a família de um débito de quase R$ 2 mil e que todo mês tirava um pedacinho do já apertado orçamento familiar.

Sem ter como pagar, a dívida preocupava dona Rosa, que, segundo ela, se sentia mal por não poder saldá-la. Agora, livre do débito, a situação é diferente. “Estou tranquila, graças a Deus foi um grande presente que trouxeram pra mim hoje”, disse ela.

Dona Rosa lembra que com o orçamento apertado, muitas vezes faltava dinheiro para melhorar a alimentação. “Não sobrava, faltava até mesmo para comprar alguma coisa para eu comer”, revelou. “Agora, graças a Deus, vai sobrar para comprar minhas frutas”, observou.

Também morando em Campo Verde há 30 anos, o aposentado Luiz Pinto Rocha, 75 anos, foi contemplado com a isenção dos seus débitos com IPTU. Ele e a esposa, dona Benedita, moram no bairro Eckert em uma casa construída ao longo de décadas de trabalho em fazendas e também com a ajuda dos filhos.

Ganhando R$ 900 por mês e gastando R$ 300 com medicamentos, o casal enfrentava dificuldade para pagar a parcela da dívida. O medo do aposentado era de perder a casa, já que nem sempre o dinheiro era suficiente.

“Esse mês eu estava pensando que não ia poder contribuir, porque eu estou gastando com doença. Na semana passada mesmo, além de eu pagar outras coisas, eu ainda paguei R$ 310 de remédios”, contou.

Agora, com o benefício da isenção, seu Luiz só tem a agradecer ao prefeito. “Olha, eu fico muito agradecido, muito, muito; e da minha pessoa, acho que ele está fazendo uma boa coisa, porque é uma ajuda, né? A não ser ele, quem poderia fazer alguma coisa por nós? Só ele mesmo. Agradeço muito”, enfatizou.

Para o prefeito Fábio Schroeter, poder criar a Lei que isenta famílias carentes, é mais do que gratificante. “É uma obrigação da Administração Municipal”, frisou. “A gente sabe que tem muitas famílias que tem todas as condições de arcar com esses custos, com esses impostos, com essas taxas, o que não é o caso dessas famílias”, observou.

Para favorecer as famílias carentes, lembra o prefeito, é que foi criada a Lei de Remissão dos débitos com IPTU e taxas municipais. “A partir de então, as famílias que se encontram nas mesmas condições, que se enquadrarem nessa Lei, poderão ter essa remissão, essa isenção desses débitos”, salientou.

Para o prefeito, a sanção da Lei aprovada pela Câmara vai trazer tranquilidade às famílias. “A partir de hoje eles podem dormir despreocupados que não vai ter ninguém cobrando na porta, que seus imóveis não vão à leilão. Então a gente fica muito feliz por isso, em poder proporcionar isso para essas pessoas. A gente encara isso como um dever cumprido”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)