IMG_0388-1-1Durante os dias 28 e 29 de julho, servidores das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, e representantes de órgãos como a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entidades sociais e de clubes de serviços, participaram da Capacitação à Rede de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, promovida pelas Secretarias Municipal de Assistência Social, Saúde e Educação e a Secretaria Estadual de Assistência Social.

Coordenada pela superintendente de Política para Mulheres da Secretaria Estadual de Assistência Social (SETAS), Ana Emília Iponema Brasil Sotero, o evento teve como objetivo, capacitar os profissionais que fazem parte da rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar.

Uma das principais estratégias para se reprimir a violência contra as mulheres no âmbito do lar é a conscientização. “Nós não podemos é fechar os olhos. Temos que reconhecer que existe violência e, a partir daí, traçar ações para minimizar esse problema em nosso município”, disse o prefeito Fábio Schroeter, que participou da abertura da Capacitação.

Secretária Municipal de Assistência Social e primeira-dama, Rosilene Sanguini Schroeter informou que o trabalho de conscientização e orientação vai ser levado também às moradoras da zona rural. Ela informou que um ônibus adquirido pelo Governo do Estado fará o trabalho itinerante. “Isso é muito importante para o nosso município”, afirmou.

De acordo com informações da Polícia Civil, se a violência doméstica contra a mulher não é alarmante em Campo Verde, pode ser considerada preocupante. Segundo as informações, as agressões físicas e morais acontecem mais nos finais de semana e são provocadas, principalmente, pelo alcoolismo.

Ainda de acordo com o que foi informado, a maioria das denúncias não acaba em punição para o agressor. Levadas por vários motivos, entre eles o medo de uma violência ainda maior, as vítimas acabam retirando a queixa contra o marido ou companheiro.(Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)