Willian Ederson se recupera em casa depois de 11 dias de luta contra a Covid-19

Com 34 anos, o técnico em mecatrônica e estudante de Tecnologia em Análise de Sistema, Willian Ederson, viveu uma experiência a qual muitos não estão tendo a chance de contar como foi.

Por 11 dias ele ficou internado, contaminado pelo novo coronavírus, que já levou à morte mais de 81 mil brasileiros. Apesar do estado de saúde ser grave, o estudante foi medicado, entubado e conseguiu se recuperar. Ele foi o primeiro paciente a vencer a doença depois de passar por internamento na UTI Covid do Hospital Municipal Coração de Jesus, em Campo Verde.

Willian contou que os primeiros sintomas da doença surgiram no dia 1º de julho. “Começou com meus olhos vermelhos. No dia seguinte eu perdi o paladar e o olfato, que no outro dia voltaram ao normal”, lembrou. “Eu até pensei que fosse sinusite, mas logo comecei a ter cansaço e falta de ar”, completou.

Consultado por uma médica da Unidade Sentinela Covid-19 montada pela Secretaria Municipal de Saúde no prédio da UPA 24 Horas, o técnico em mecatrônica iniciou o tratamento com os medicamentos prescritos: Azitromicina, Prednisona, Ivermectina e antitérmico. Porém, cinco dias depois seu estado de saúde piorou.

“Procurei o hospital à noite e fiz um raio-X. Lá apareceu que meu pulmão estava pouco infiltrado. Fui medicado no mesmo dia e acabei recebendo alta”. No sexto dia dos sintomas, novamente ele buscou atendimento médico, que confirmou o agravamento do seu quadro clínico e o levou a ser internado.

Após dois dias, William foi transferido para a UTI, onde permaneceu entubado por mais cinco dias até receber alta. Levado novamente para um dos quartos para pacientes com Covid, ele passou novamente por exames e recebeu medicação durante dois dias, até receber alta no último dia 17 e voltar para casa.

A experiência com a Covid-19, de acordo com o técnico em mecatrônica, não foi nada boa, porém, apesar do risco de morte, o trabalho e o profissionalismo da equipe médica deram-lhe tranquilidade.

“Médico, enfermeira, fisioterapeuta, demonstraram muita confiança e isso me deixou confiante também. Eles sempre me faziam ficar calmo. Eu sabia que além de Deus eu estava na mão dos anjos aqui na terra e hoje eu estou aqui contando essa história, graças a Deus. Além de Deus, eles aqui na terra que me ajudaram”, ressaltou.

“Eu entubado, eles conversavam comigo e eu ouvia. Então, assim, se não fossem eles – se eu fosse para outra cidade – eu não resistiria, eu não estaria aqui dando esse depoimento. Hoje, graças a Deus, Campo Verde tem uma UTI com profissionais que deixam suas casas e trabalham muitas horas em busca da saúde do próximo. Eu só tenho que agradecer”, disse.

A confiança na equipe médica que o acompanhou durante o período em que esteve internado, fez com que William acreditasse cada vez mais que sobreviveria. “Não tive medo em momento algum de morrer porque eu sabia que estava em boas mãos e entreguei nas mãos de Deus”, disse.

Passados 22 dois dias desde o início dos sintomas, William está em casa se convalescendo e é só gratidão àqueles que o ajudaram. “Primeiramente eu quero agradecer a Deus e depois aos anjos aqui na terra: a equipe de enfermagem, a equipe de fisioterapia, a equipe da UTI e do hospital todo; nutricionista, pessoal do raio-X, as meninas da limpeza, da lavanderia e todos aqueles que rezaram e oraram por mim. Eu peço a cada um que reze por essas pessoas que estão na UTI e precisando de apoio; e também orem pelos profissionais que estão na linha de frente no combate à essa doença”, disse.

William também mandou um recado para aqueles que duvidam da gravidade da Covid-19 e não tomam precauções para evitar o contagio. “Gente, se cuidem, a doença tá aí, ela é rápida e fatal. Você tem que prevenir [sic] quem você ama. Hoje eu estou aqui, Deus me deu a sorte de poder dar esse relato, mas muitos poderão não ter a mesma sorte que eu tive. Então, fiquem em casa, se cuidem, cuidem de vocês e de quem vocês amam”, disse.

Categorias: Saúde