Pastor José Vicente Pereira também participa das palestras

Usando a linguagem e a música dos jovens, o Projeto Gênesis Rap está conscientizando adolescentes e jovens sobre os problemas das drogas durante palestras que estão sendo realizadas nas escolas da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino e também em Escolas particulares de Campo Verde.

Iniciadas em agosto com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e também do Centro de Referência em Assistência Social e da Igreja Presbiteriana do Brasil, na última semana as palestras foram ministradas aos alunos das Escolas Coopercamp, Progresso, Ulisses Guimarães e aos estudantes das salas anexas da Escola Estadual Alice Barbosa Pacheco, no Assentamento Santo Antônio da Fartura.

Na última segunda-feira 16), foi a vez dos alunos do Lar Espírita Maria de Lourdes assistirem à palestra. Hoje (17) o foi realizado na Escola Municipal Dona

Membros do CMDCA assistiram a palestra na Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati

Sabina Lazarin Prati e contou com a presença dos membros do CMDCA.

Durante as palestras, Diógenes Luiz de Oliveira, o “Jorjão”, usando termos que normalmente são utilizados pelos jovens, mostra os perigos e os males que as drogas causam. “Falamos a linguagem do aluno de maneira clara e objetiva, conforme a faixa etária”, frisou ele.

De acordo com “Jorjão”, elementos da cultura hip hop e da música urbana são utilizados nas palestras como forma de conscientização dos participantes. “O rap é um estilo de música que é muito ouvido e os jovens gostam muito. Usamos o rap como instrumento de evangelismo e como intervenções nas palestras”, explicou. As intervenções são feitas pelo pastor José Vicente Pereira.

Conforme explicou Jorjão, o Projeto Gênesis começou em 2012, em Goiânia (GO) como um trabalho de recuperação de jovens e adolescentes envolvidos com drogas. “Eu percebi que a reincidências das pessoas que procuram tratamento contra as drogas é muito grande. De 100 pessoas que entram (em tratamento), apenas uma consegue se libertar”, analisou.

Diante dessa análise, de acordo com Jorjão, a opção foi trabalhar a prevenção. “Orientando, educando, ensinando, você tem um resultado muito mais impactante, muito mais significativo”, observou.

Segundo ele, as palestras, que serão ministradas em Campo Verde até o próximo dia 30, são totalmente pedagógicas e ministradas de acordo com a faixa etária dos alunos. “Acreditamos que o chão da escola é a base de formação para uma sociedade. E por isso trabalhos no chão da escola, para educar e fazer a prevenção”, disse.