Todos os anos a dengue, a zika e a febre chikungunya fazem milhares de vítimas em todo o Brasil, muitas delas fatais. Em Campo Verde, o número de casos suspeitos é grande mesmo a Secretaria Municipal de Saúde tendo realizado diversas campanhas de conscientização e os agentes de combate a endemia e as agentes de saúde atuarem de maneira constante e intensa.

No último domingo, como forma de acentuar a conscientização da população, a SMS usou o teatro para chamar a atenção – e chamou – para um problema que é grave, e para lançar uma nova campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Em parceria com integrantes do grupo teatral do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o mal causado pelo mosquito foi demonstrado às pessoas que estavam na Praça João Paulo II de uma forma dramática e ao mesmo tempo com uma leve pitada de humor.

Utilizando a arte do teatro, os atores demonstraram de forma direta o grande mal que um simples e pequeno inseto pode fazer, e chamaram a atenção das pessoas. Além da encenação, a música, composta especialmente para a campanha, também chamou a atenção para os riscos de não se eliminar o locais de criação do Aedes.

Usando uma ambulância e um carro funerário, a apresentação resumiu em pouco minutos o que pode acontecer se o lixo continuar sendo jogado em lugar irregular e se a água acumulada não for eliminada: doença e morte. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)