Abida1A Administração Municipal de Campo Verde tem investindo pesado ao longo dos últimos três anos na formação de atletas. São 14 escolinhas coordenadas pela Secretaria Municipal de Espertos e Lazer que atendem cerca de 1,5 mil crianças, tanto no masculino como no feminino.

E os resultados desses investimentos são vistos nas conquistas de títulos importantes, como o de campeão de handebol (2ª Divisão) dos Jogos Escolares da Juventude, disputados em Londrina (PR), campeão estadual de Judô, Tae-Kwon-do e Jiu-jitsu, além de títulos em competições estudantis e escolares.

Mas além dos títulos, a revelação de novos talentos no esporte é outra grande conquista. Um exemplo é a armadora Abyda Rafaela Ferreira de Jesus (16), convocada para a seleção brasileira de handebol juvenil.

No próximo dia 12 ela embarca para Blumenau (SC), onde, no dia 13, se apresenta ao técnico Cristiano Rocha. A preparação visa o Pan-Americano, que será disputado no México em abril e o campeonato mundial da categoria, que será de 21 de julho a 3 de agosto na Eslováquia.

Apesar de ter sido pré-convocada durante o campeonato brasileiro de clubes, realizado em Balneário Camboriú, a confirmação de que integraria o selecionado brasileiro foi surpresa para Abyda. “Eu nunca pensei que tivesse esse potencial”, disse ela, que treina há cinco anos na escolinha de handebol da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).

Originalmente, a atleta atua como armadora no time da Associação Campo-verdense de Handebol e nas seleções de Campo Verde. Na seleção brasileira, ela jogará como ponta. Mas isso não a assusta. “Nessa posição eu nunca joguei, mas quero ser titular”, enfatizou.

Abyda atribuiu sua convocação ao empenho nos treinamentos e aos ensinamentos do técnico da escolinha de handebol da SMEL, Luiz Matheus Coty. “Me dediquei muito, apesar de às vezes ser chato vir treinar, mas eu sempre me preparei para dar o melhor de mim durante os jogos”, disse. “E tudo que eu sei aprendi com o professor Matheus”, completou.

Graças ao bom desempenho nas quadras, Abyda recebeu convites para jogar em clubes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, mas recusou por entender que ainda não é o momento de deixar Campo Verde.

Para o secretário de Esportes e Lazer do Município, Marcelo Coité, a convocação de Abyda e as conquistas, tanto nos esportes coletivos como nas modalidades individuais, mostram que o trabalho que está sendo feito pela Administração Municipal está no caminho certo. “É preciso investir na base, na formação. E é isso que estamos fazendo e os resultados estão aí”, disse ele. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)