1Numa votação tranquila, sem nenhum incidente registrado, 1.790 pais, professores, profissionais da educação e alunos, votaram na última quarta-feira (25) para elegerem as novas equipes gestoras das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Verde.

Em todas as escolas, apenas chapas únicas compostas por um candidato a diretor e dois coordenadores, concorreram aos cargos. Os gestores eleitos tomam posse em janeiro para um mandato de dois anos.

Em apenas um dos estabelecimentos de ensino a chapa apresentada não teve a aprovação dos votantes. Nesse caso, a diretora será nomeada pela Administração Municipal. Na Escola Municipal José Garbugio, a atual diretora e também candidata, desistiu de concorrer ao cargo. Desse modo, a nova diretora será nomeada também pela Administração Municipal.

Andrea Marchi é diretora da Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati e teve a aprovação da clientela escolar para continuar no cargo. Ela falou sobre o que representa a eleição direta para gestores. “Eu acho que é uma estratégia para tornar nossas escolas cada vez mais democráticas e abrir as portas das escolas para a participação da comunidade”, analisou.

Com a participação dos pais, através do voto, Andrea ressaltou que eles se tornarão mais responsáveis pela escola. “E também por exigir, chegar, conversar, solicitar o que eles acham que deve ser mudado, o que não deve ser mudado, o que deve ser melhorado, porque uma escola, a gente não faz sozinho”, frisou.

A advogada Zenilda Paida é mãe de uma aluna da Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati e classificou como de suma importância os gestores serem eleitos pelo voto. “A participação dos pais na escola tem que ser além da sala de aula, não só contribuir com os alunos, mas também com a própria administração da escola. E essa votação reflete isso, sem sombra de dúvidas”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)