cancer-de-colo-de-úteroDurante todo este mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde realizou uma série de ações dentro da campanha “Outubro Rosa” para alertar e conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e o de colo de útero.

Entre as ações estavam a coleta de material para exames preventivos de colo de útero e orientações sobre o autoexame das mamas, importante para diagnosticar o câncer ainda em estágio inicial, o que aumenta as chances de cura.

Na última terça-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o número de coletas para exames de colo de útero feitas no chamado “Dia D”, realizado no último sábado (24), quando todos os PSFs da cidade permaneceram abertos.

De acordo com os números, 344 mulheres compareceram às unidades de saúde no último sábado. O PSF que mais realizou coleta foi o do bairro São Miguel, com 73. Conforme destacou a secretária de Saúde Sandra Badoco, 198 coletas foram realizadas durante todo o mês de outubro.

Sandra Badoco lembrou que as coletas para exames preventivos são realizadas durante todo o ano nas unidades de saúde do município, que contam com equipes capacitadas para o procedimento. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)