Oficina MusicalidadeEm parceria com a Saber Com Sabor Distribuidora de Livros, Brinquedos e Jogos Pedagógicos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza de amanhã (14) até a próxima sexta-feira (17), a segunda edição do Sarau Literário. A abertura do evento será às 18 horas, na sede social do Esporte Clube Juventude.

Durante os quatro dias do Sarau serão realizadas exposições e comercialização de livros, apresentações culturais, como contação de histórias, teatro, dança e declamação de poemas em língua estrangeira. Haverá também oficinas voltadas aos professores e alunos da rede pública municipal, estadual e particular de ensino.

O Sarau Literário tem como principal objetivo estreitar o contato com a leitura. “Sabendo que as crianças, adolescentes, jovens e adultos, de modo geral tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola e no dia a dia, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual dos cidadãos”, observou a coordenadora de Projetos e Programas Educacionais da SMEC/CV, Simone Borges.

De acordo com Simone Borges, ler é fundamental para a formação intelectual, social e moral, além de ser também uma ferramenta de transformação. “Acreditamos que a leitura pode contribuir para a emancipação dos sujeitos, tornando-os cidadãos mais conscientes, com uma visão mais ampla do mundo e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vivem”, destacou. A partir de quarta-feira o Sarau funcionará das 7h30 às 11h00 e das 13h30 às 18h00. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)