Fábio na serrinha16-1José Ailton dos Anjos é dono de 30 hectares na Serrinha e pretende investir na criação de gado de leite, já que a pecuária leiteira está ganhando força na comunidade por ser uma boa alternativa para a pequena propriedade e garantir faturamento mensal ao produtor.

“Para nós que somos pequenos, ter uma vaca leiteira é uma renda mensal que sempre vai ter, um plano desse aí, com o pessoal tentando nos ajudar, é muito bom para nossa comunidade”, disse ele.

Além do resfriador, o Município, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, vai disponibilizar botijão e sêmen para inseminação das vacas leiteiras, melhorando a qualidade genética do rebanho.

Outra proposta do Município é firmar parceria com alguma indústria de laticínio para que, além da aquisição do leite, ela possa também financiar a compra de vacas leiteiras, com o valor do animal sendo descontado mensalmente do produtor.

E para diversificar ainda mais as propriedades, os pequenos produtores da Serrinha também serão beneficiados com a abertura de tanques para criação de peixes através do Programa de Incentivo à Aquicultura Familiar, desenvolvido pelo Município.

José Ailton destacou a iniciativa da Administração Municipal em repassar o resfriador e em fomentar a produção. Segundo ele, com o apoio, produzir só vai depender dos pequenos proprietários. “Basta nós buscarmos alguma coisa para tentar produzir, porque eles estão dando incentivo, estão correndo atrás, estão tentando ajudar a comunidade”, completou.

Ele também reconheceu o empenho da Administração Municipal. “Tem que agradecer o nosso prefeito, o [vereador] Zé Maria, o pessoal que lutando e tentando fazer alguma coisa para nossa comunidade”, disse.

Para José Ailton, as ações da Administração é uma maneira de valorizar a comunidade, que nos últimos anos, deixou de receber apoio da Prefeitura, especialmente durante as duas últimas gestões. “Nós fomos esquecidos há doze anos praticamente”, disse ele. “E o prefeito [Fábio] tá tentando ajudar os pequenos, tá tentando incentivar o pessoal a produzir alguma coisa. E isso é muito importante para nós e temos que agradecer o prefeito Fábio”, destacou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)