IMG_9275-1Na data em que se comemorou o “Dia Mundial do Meio Ambiente”,5 de julho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e o Ministério Público Estadual de Campo Verde repovoaram rios e lagos do Município com 19 mil alevinos de tambatinga, pintado, curimba e tambaqui.

Nos lagos do Parque das Araras e da Área de Lazer Recanto do Sol, localizados na área urbana, foram soltos 6 mil filhotes de pintado e de tambatinga. Os alevinos foram adquiridos pelo promotor público Marcelo dos Santos Alves Corrêa.

Nos rios São Lourenço e das Mortes, dois importantes afluentes do pantanal mato-grossense e da bacia Araguaia-Tocantins, foram soltos 12 mil alevinos, 8 mil de curimba e 5 mil de tambaqui, comprados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, com recursos do Fundo duas espécies típicas da região.

A soltura dos peixes contou com a presença do prefeito Fábio Schroeter, do secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Pedro Cambará, do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Aparecido Rudnick e do presidente da Câmara de Vereadores José Humberto dos Santos, além de dezenas de alunos da rede municipal de ensino.

IMG_9337-1Para o prefeito Fábio Schroeter, o repovoamento dos rios e lagos é exemplo de que é preciso preservar os mananciais e garantir a preservação das espécies. “Nesse ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’ é uma ação que tem tudo a ver”, disse.

O prefeito destacou a parceria e o apoio do MPE nas ações de preservação ambiental. “Somos muito agradecidos ao Ministério Público, através do doutor Marcelo, que tem nos ajudado com ração e agora com esses alevinos e que vem marcar, realmente, esse Dia do Meio Ambiente”, disse.

O promotor público Marcelo dos Santos Alves Corrêa tem desenvolvido um trabalho que tem ajudado o Município na manutenção dos peixes da Área de Lazer Recanto do Sol e do Parque das Araras, convertendo em doação de ração várias multas por danos ao meio ambiente.

O secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Pedro Cambará, classificou o repovoamento dos rios e lagos como fundamental para as futuras gerações. “Do jeito que a água é o bem mais precioso do planeta, se nós não cuidarmos até da preservação e ir repovoando esses rios e cuidando das nascentes, com certeza as futuras gerações vão padecer por causa dessa ‘ignorância’ nossa. Se cada um fizer a sua parte, com certeza, no futuro, a gente terá dias bem melhores”, disse. O secretário informou que no próximo ano mais alevinos serão soltos nos rios do Município. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)