IMG_8796-1A Feira Livre Municipal Orlando Augusto da Silva está muito melhor. Depois de ficarem paralisadas por mais de dois anos, as obras de reforma e ampliação dos boxes de comercialização foram concluídas e inauguradas na manhã de hoje (23).

Com recursos do Governo Federal – viabilizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – e do Município, a Feira Livre ganhou novos boxes com revestimento cerâmico e tampo de granito nos balcões. Os boxes antigos foram reformados e também ganharam estas melhorias. “A estrutura agora ficou uma das melhores, acho que não existe uma estrutura igual a essa”, afirmou o presidente da Associação dos Feirantes de Campo Verde.

Familiares do produtor rural Orlando Augusto da Silva, que também foi feirante, agradeceram a homenagem feita a ele dando seu nome à feira livre. “A pessoa homenageada está sendo merecedora. Obrigado às autoridades por esse reconhecimento”, disse a viúva de Orlando, dona Maria da Cruz Silva.

Com os investimentos, a Feira Livre Municipal Orlando Augusto da Silva vai oferecer mais higiene para os consumidores e melhores condições para os feirantes.  A conclusão das obras só foi possível graças ao trabalho do prefeito Fábio Schroeter, do secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Pedro Cambará, do deputado estadual “Nininho” e do deputado federal Wellington Fagundes.

“Quando o prefeito Fábio assumiu, as obras estavam paradas e os recursos parados em Brasília. A construtora responsável pelos serviços havia deixado a obra por falta de pagamento. Graças ao trabalho do deputado Nininho e do deputado Wellington Fagundes, conseguimos liberar o dinheiro, pagar a construtora e concluir a obra”, disse o secretário Pedro Cambará.

A Feira Livre de Campo Verde é uma das mais bem estruturadas de Mato Grosso. Com cinco pavilhões e praça de alimentação, começou a ser construída em 2002, pelo ex-prefeito Onescimo Prati. Na gestão 2005/2012, o espaço foi ampliado e agora, com a conclusão das obras de melhorias dos boxes e de uma calçada, ficou ainda melhor. “A Feira tornou-se um ponto de referência para a população de Campo Verde”, frisou Pedro Cambará.

O deputado estadual “Nininho” ressaltou que a feira é um importante ponto de apoio para os agricultores familiares. “Com certeza contribui muito para a segurança dos pequenos produtores, que têm oportunidade de comercializar seus produtos e garantir o sustento de suas famílias”, disse. Mais de 200 feirantes utilizam a feira livre, que funciona sempre aos sábados pela manhã.

Wellington Fagundes, deputado Federal pelo PR, mesma sigla de “Nininho”, também lembrou que é preciso dar suporte à agricultura familiar e destacou que Campo Verde é um dos mais fortes municípios de Mato Grosso na produção de hortifrutigranjeiros. “Daí a importância de estar apoiando os pequenos produtores”, frisou.

O prefeito Fábio Schroeter disse que tem procurado atender as necessidades dos pequenos produtores.  A conclusão da reforma e ampliação da feira, a recuperação de estradas, inclusive as de acesso às áreas de produção, a recuperação de dois tratores para o Assentamento Santo Antônio da Fartura e a parceria com o INCRA para a regularização dos lotes, foram exemplos de ações da Administração Municipal apontadas por ele. “Se a gente não fez mais é porque faltam recursos”, disse.

Ele também ressaltou que melhorar as condições da Feira Livre Municipal vai proporcionar mais tranqüilidade aos produtores e a garantia para os consumidores de estarem adquirindo produtos com mais qualidade. “A gente sabe que é difícil produzir, mas é muito mais difícil comercializar, por isso a importância dessa Feira”, disse.

Participaram da inauguração os vereadores Silvio Eventos, Welson Paulo da Silva, Geraldo Pereira de Araújo, Clebinho do Judô, Yara Alecrim Andrade Prati, o presidente da Câmara José Humberto dos Santos e os secretários Augusto Marcos Molina Porte (Obras e Viação), Cleonice Schenckel (Saúde), Sandra Badoco (Fazenda), Gilmar Prati (Chefe de Gabinete/Sec. Finanças), e José Ferreira da Cruz (Administração). (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)