Câncer de colo de útero1A secretaria de Saúde de Campo Verde estará realizando na segunda quinzena de outubro a coleta de material para realização de exames do câncer colo de útero na zona rural do município. Entre os dias 15 e 31 de outubro, a coleta será no Assentamento Dom Osório, entre às 7h00 e 11h00.

Nos dias 15, 23 e 25 o trabalho será realizado nos Postos de Saúde do Assentamento 28 de Outubro, Santo Antônio da Fartura e Capim Branco, também das 7h00 às 11h00. Nos dias 22 e 24 de outubro, a coleta será PSF do Limeira e do Assentamento 14 de agosto, entre 13h00 e 16h00.

A principal causa do câncer do colo de útero é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.

Este tipo de câncer demora muitos anos para se desenvolver, no entanto, as alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo.

Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. O colo do útero é a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrais doenças.

A melhor maneira de se prevenir é fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)

Categorias: noticias

Sobre o autor