Centenas de pessoas participal da confecção do tapete de serragem, cal e flores

Centenas de fiéis católicos aproveitaram a manhã de hoje para decorar a avenida Brasil, onde a partir das 16 horas, será realizada a procissão de Corpus Christi. Pelo menos duas toneladas de serragem, cal e flores estão sendo utilizadas na decoração do tapete, que tem cerca de 500 metros e vai da Praça João Paulo II até as proximidades da Praça 4 de Julho.

A advogada Mauritânia Bauermaister ajudou na decoração pelo segundo ano consecutivo. Para ela, o trabalho é uma forma de agradecimento. “Para mim é só um pouquinho de retribuição ao que Jesus tem feito à minha família”, disse ela, que ajudou a coordenar um grupo de adolescentes na confecção do tapete.

Catequista na comunidade do Garbúgio, Dirce Angonese trabalhou na decoração pelo primeiro ano e ficou maravilhada com o mosaico de cores e imagens, formado pela mistura da serragem colorida, da cal e das flores. “Está muito lindo, estou encantada”, afirmou.

Flores de girassol dão um colorido especial ao tapete

De acordo com pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Eriovaldo Queiroz, a festa de Corpus Christi teve início na França, no século 13, mais precisamente no ano de 1264. Em 1317, o Papa João XXII instituiu o ritual em que a Eucaristia, que simboliza o Corpo de Cristo, é levada em procissão sobre um tapete colorido.

A tradição de decorar o caminho por onda passa a Eucaristia, segundo o padre Eriovaldo, chegou ao Brasil no século 16, trazida pelos portugueses durante o período de colonização.

A passarela, decorada com símbolos do catolicismo, conforme explicou o religioso, também tem seu simbolismo. “É uma forma de manifestar a entrada de Jesus em Jerusalém. Só que agora ele não entra para morrer, mas para ressuscitar”, ressaltou.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação