A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde está desenvolvendo um “projeto piloto” na Unidade de Saúde da Família do bairro São Miguel dentro do Programa PlanificaSUS. E uma das ações já mostra melhorias para os usuários.

Desde o último dia 17, as consultas médicas e odontológicas estão sendo agendadas, evitando que os usuários tenham que chegar de madrugada à Unidade e reduz a espera pelo atendimento.

A medida agradou. “Ficou bom demais. Facilitou muito. Agora não precisa vir cedo. Eu tenho atendimento agendado com dentista para as 15h00. Ficou muito bom”, elogiou Rosângela Teles Rocha, moradora do bairro Cidade Alta II que estava na Unidade justamente para agendar consulta para o padrasto.

“Antes, quando a gente vinha, era muita gente. Agora marcando assim ficou muito melhor”, observou Jaqueline de Oliveira Moreira, também moradora do Cidade Alta II. “Antes tinha que chegar cedo para conseguir vaga”, lembrou ela.

Para agendar o atendimento o usuário deve ir até a Unidade levando consigo o Cartão da Família. São agendadas 12 consultas médicas e oito odontológicas para o período da manhã e o mesmo número para o período da tarde. Antes do agendamento, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes passam pelo pré-atendimento, que é feito por uma enfermeira.

E para garantir atendimento nos casos em que não houve agendamento, são disponibilizadas quatro vagas para consultas por livre demanda por turno. Os demais atendimentos, como vacinação, continuam sendo realizados por demanda espontânea.

Como parte da mudança foi implantada uma segunda equipe formada por um médico, um dentista e uma enfermeira na UBS do São Miguel para atender também parte dos moradores do bairro Recanto dos Pássaros I. Com isso, diariamente são atendidos 64 pacientes na Unidade.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que as consultas por agendamento poderão ser estendidas às demais Unidades de Saúde da Família, beneficiando os moradores de todas as regiões da cidade.

Facilitar o acesso ao atendimento tem sido uma das metas da Secretaria Municipal de Saúde. Em 2018, A UBS que é referência para a zona rural, localizada no bairro Campo Real II, passou a atender no terceiro turno com 25 consultas médicas e 10 odontológicas por demanda espontânea, realizadas entre 18h00 e 22h00 às terças, quartas e quintas-feiras.

Categorias: Saúde