A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde realiza no próximo sábado (14) o “Dia D” de prevenção ao câncer de colo de útero. A ação faz parte da programação do mês de março, dedicado às mulheres.

Durante todo o dia as unidades de saúde da área urbana estarão abertas das 8h00 às 16h00 para a realização do exame preventivo. Vale ressaltar que a coleta do material para exame pode ser feita também no período noturno, na Unidade de Saúde Rural, das 18h00 às 22h00, as terças, quartas e quintas-feiras. A UBS Rural está localizada na Rua Manoel Genildo Araújo, próximo à Praça dos Três Poderes.

Conforme orientação da SMS/CV, é obrigatório a apresentação do Cartão do SUS, do Cartão da Família, RG e CPF. Se estiver menstruada, a mulher não poderá realizar o exame. É recomendado também não ter relações sexuais, não usar pomadas ou cremes e ducha vaginal nos dois antes da coleta.

De acordo com a SMS o exame preventivo não provoca dor e detecta lesões em estágio inicial do câncer de colo de útero, terceiro tumor mais frequente entre a população do sexo feminino e a quarta causa de morte por câncer no Brasil, de acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA). Apesar de grave, o câncer de colo de útero, se detectado precocemente, tem grande chance de cura.

O exame preventivo, conforme frisou a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, deve ser realizado pelo menos uma vez por ano ou conforme orientação médica. O preventivo é ofertado gratuitamente na Rede Pública Municipal de Saúde e pode ser feito nas UBS de segunda à sexta-feira.

Categorias: Saúde