Com investimentos muito acima do que determina a Legislação, Campo Verde tem a melhor saúde pública da região Sul de Mato Grosso, conforme apontam os indicadores. Isso só é possível porque o Município investe no setor mais que o dobro do que determina a Lei, que é de 15% do orçamento. Entre 2016 e 2018, o investimento anual feito na Saúde pela Administração Municipal foi superior a 30%. Em 2018 foi de 33%.

E dentro desse contexto, a viabilização de ambulâncias para comunidades rurais é uma ação que tem destoado da realidade dos demais municípios do Estado.

Essa iniciativa foi destacada pelas autoridades presentes à entrega de uma ambulância ao Assentamento Santo Antônio da Fartura no último sábado (6), que tem mais de 700 famílias e é grande produtor de hortifrutigranjeiros. Em janeiro foi entregue uma ambulância ao Assentamento Dom Osório, onde vivem mais de 540 famílias.

“Nós temos que parabenizar a todos os envolvidos nessas ações. Quando eu ando em outros municípios e digo que aqui tem ambulância em assentamento, muitos não acreditam”, disse o presidente da Câmara de Vereadores Solivan Fonseca.

Secretário de Saúde do Município, Altair Timóteo de Araújo explicou que a ambulância já deveria ter sido entregue, porém, os trâmites burocráticos para a contratação dos motoristas aprovados em concurso e em teste seletivo, obrigou à demora.

“A gente sabe que é o anseio de muitos anos e hoje nós estamos conseguindo entregar”, disse. “Essa ambulância é para usar na urgência”, frisou. “Se nós tirarmos a ambulância e acontecer uma urgência aqui, nós vamos ficar a mesma coisa que se não tivesse a ambulância”, ressaltou.

Presidente da Associação dos Produtores do Assentamento Santo Antônio da Fartura, Paulo Rodrigues agradeceu o empenho de todos os envolvidos na viabilização da ambulância para a comunidade. “O prefeito, o secretário, o deputado Wilson Santos, o presidente da Câmara Solivan, o ‘Mi’ (morador). Agradeço a cada um de vocês por esse empenho”, disse.

Edmir Tiburtino da Silva, o “Mi”, é morador do Assentamento Santo Antônio da Fartura. Tio do deputado Wilson Santos, ele teve participação importante na viabilização da ambulância.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais destacou que Campo Verde é um dos poucos municípios no Brasil a disponibilizar ambulâncias para comunidades rurais. “Isso é raro. No estado de Mato Grosso eu não tenho visto por onde a gente passa”, observou.

Categorias: Saúde