José Roberto TeruelQuatro anos após Campo Verde tornar-se município e numa época em que o número de habitantes sequer chegava a 10 mil pessoas, o empresário da aviação agrícola José Roberto Teruel teve a ideia de criar um local onde as crianças pudessem praticar uma atividade esportiva e, dessa forma, ocupar o tempo ocioso.

Apaixonado por judô, Teruel criou o projeto Judô Campo Verde. “Nós começamos aproximadamente com uns 20 e poucos alunos e, com o patrocínio dos empresários e da minha própria empresa, a gente doava os quimonos para os atletas”, lembrou. A iniciativa chamou a atenção, aumentando o número de participantes. “Nós chegamos a ter oitenta, noventa alunos”, contou.

Para que os treinamentos pudessem ser realizados, mais uma vez o empresariado – que já ajudava na compra dos quimonos – e instituições locais colaboravam. “A gente sempre utilizava espaço cedido por alguém. Treinamos no Clube da Soja – tinha lá uma salinha nos fundos que eles nos cederam, e uma época nós treinamos no hangar da minha própria empresa. Era assim que a gente tocava o barco”, recordou.

Em 1995, o sensei José Roberto Teruel mudou-se de Campo Verde, passando a coordenação para o filho Fabiano Teruel, que criou a Academia Kombate e continuou mantendo o viés social do Projeto Judô Campo Verde. Em 2003, o sensei Clebinho passou a comandar o projeto e adotou o nome Caminho Suave.

Passadas mais de duas décadas, José Roberto Teruel avalia que valeu a pena ter criado o projeto. “Isso pra mim é um grande orgulho, uma satisfação saber que aquela sementinha que foi plantada 23 anos atrás germinou e deu bons frutos”, destacou. “Hoje nós temos orgulho de ver campeões brasileiros, campeões estaduais, campeões regionais formados aqui, pelo judô de Campo Verde”, completou.

Nesta segunda-feira (23) José Roberto Teruel, hoje com 71 anos, será homenageado pela Câmara de Vereadores com uma moção de aplauso em reconhecimento por ter criado o primeiro projeto social tendo o judô como ferramenta de formação não somente de atletas, mas também de cidadãos.

Agradecido pela honraria, o pioneiro do judô em Campo Verde frisou que a criação do Projeto não visava nenhum tipo de reconhecimento pessoal, era apenas uma forma de contribuir com a cidade e com seus moradores. “Na época eu fiz isso com a intenção de ajudar as crianças que não tinham uma atividade física – naquela época não havia atividade física para crianças. Então esse judô foi um trabalho social pra tirar crianças da rua e evitar que elas caíssem na criminalidade. Esse foi objetivo”, disse.

Hoje, o Projeto Caminho Suave atende cerca de 400 crianças e é referência em Mato Grosso tanto como atividade social quando como formador de atletas. E de campeões. É, sensei Teruel, tudo começou com você. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Esportes e Lazer