2Desde a última sexta-feira (25), Campo Verde conta com um sistema de monitoramento eletrônico que vai auxiliar as polícias Civil e Militar no combate a violência e a criminalidade. São dez câmeras de vídeo de alta definição, três delas com visão de 360º, instaladas em locais estratégicos e ligadas a uma central de monitoramento instalada na sede da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar.

O sistema de monitoramento eletrônico foi adquirido pela Prefeitura com recursos próprios e custou R$ 164 mil. De acordo com o que destacaram as autoridades presentes à solenidade de inauguração da central de videomonitoramento, o novo sistema vai inibir a ação de bandidos e auxiliar na identificação de autores de crimes como roubos, furtos e outros tipos de delitos.

As câmeras foram instaladas na Avenida São Lourenço, na Avenida Dom Aquino, na Avenida Brasil, no Jardim Campo Real II próximo à APAE, nas MT-344, na MT-140 e na BR-070 – nas entradas e saídas para Primavera do Leste, Dom Aquino, Chapada dos Guimarães e Cuiabá. Mais três câmeras ainda deverão ser instaladas em locais ainda a serem definidos.

O prefeito Fábio Schroeter destacou que os investimentos em segurança pública vêm de encontro ao que os moradores de Campo Verde esperam. “As ações que temos tomado são condizentes com os anseios da população. E como a população tem essa preocupação e realmente a criminalidade tem aumentado, nós resolvemos fazer esse investimento e auxiliar as autoridades no combate aos crimes”, disse o prefeito.

Para o prefeito, o sistema de monitoramento eletrônico vai representar um aumento na segurança. “Eu acredito que a instalação dessas câmeras, realmente, vai proporcionar que a gente possa ter um cuidado melhor, a gente possa inibir a ação dos marginais com o apoio da Polícia Militar”, observou. “E vai ser uma ajuda também para a Polícia Civil, para os Bombeiros e eu acredito realmente que a população vai se sentir muito mais segura a partir da instalação dessas câmeras”, completou.

De acordo com o prefeito Fábio Schroeter, futuramente o projeto deverá ser ampliado até cobrir todas as regiões da cidade. “Esse software (programa que gerência o monitoramento) tem capacidade para 16 câmeras, mas assim que nós tivermos condições financeiras instalaremos um software que possa comportar até 60 câmeras. E aí sim, a gente vai conseguir `fechar´ completamente a cidade”, informou. O prefeito disse ainda que pretende buscar parceria com a iniciativa privada para que mais câmeras sejam instaladas.

3Comandante do 11º Comando Regional, o tenente-coronel Márcio Thadeu Firme ressaltou o avanço que o monitoramento eletrônico vai proporcionar e os investimentos que estão sendo feitos pelo Executivo Municipal. “Na verdade esse sistema de segurança auxilia o sistema de segurança como um todo e a Prefeitura está de parabéns, a gente vê com muito bons olhos essas iniciativas importantes do prefeito”, disse.

O comandante reconheceu que existe um sério problema de segurança em Campo Verde, que é acentuado, segundo ele, pelo fato de o município ser economicamente forte e por estar próximo à Cuiabá. “A cidade cresceu muito, o Estado não conseguiu acompanhar esse crescimento e essas câmeras acabam se tornando uma ferramenta muito importante na atuação da Polícia Militar, tanto na prevenção quanto na identificação de delitos, conseguindo prender pessoas, conseguindo levar à Justiça essas pessoas que cometem delitos na cidade”, disse.

Para o comandante da 8ª Companhia de Polícia Militar de Campo Verde, capitão Eduardo Henrique de Souza Lana, o novo sistema de segurança eletrônica vai ser “os olhos” da PM na cidade. “Conforme já foi dito, será um ganho na segurança pública, as câmeras vão auxiliar muito o trabalho da Polícia Militar”, afirmou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)