Palestra foi ministrada pelo Inspetor Miranda

Um grupo formado por cerca de 40 motoristas profissionais participou na noite de ontem (9) de uma palestra ministrada por policiais rodoviários federais no Plenarinho da Câmara de Vereadores. Os temas do evento, que faz parte do Projeto de Educação para o Trânsito Cinema Rodoviário, foram Lei Seca, Direção Defensiva e Jornada de Trabalho.

Durante a palestra os participantes tiveram acesso a várias informações sobre como evitar acidentes, a importância de se usar o cinto de segurança, de não dirigir após ter consumido bebida alcoólica e do descanso entre uma jornada e outra de trabalho.

Um levantamento feito pela PRF e mostrado aos participantes da palestra apontou quais são os principais acidentes registrados na região de Campo Verde e onde eles mais acontecem. De acordo com levantamento da PRF o trecho mais perigoso no município vai do quilômetro 370 a 380, onde foram registrados 57 acidentes e 9 mortos.

O tipo de acidente que mais foi registrado, de acordo com a PRF, foi colisão frontal. De acordo com o inspetor Miranda, que ministrou a palestra, esse acidente, na maioria das vezes, é provocado por falta de atenção ou negligência dos motoristas, que trafegam com o veículo muito próximo ao que segue à frente ou fazem ultrapassagem em locais proibidos.

Motorista há 22 anos, Luiz Pedro aprovou a realização da palestra, que, segundo ele, serve para alertar os profissionais do volante. “Foi muito bom”, disse ele. “Tem muita gente que não sabe o que é o trânsito e não vê o perigo”, observou.

O Projeto de Educação para o Trânsito Cinema Rodoviário prossegue hoje com palestras e apresentações da Patrulha do Trânsito nas Escolas Municipais Dona Sabina Lazarin Prati e Dona Maria Artemir Pires.

De acordo com a Inspetora Iara, haverá, agora pela manhã, o “Cinema Rodoviário”, com blitz em local estratégico da cidade. Quem for apanhado cometendo alguma irregularidade assistirá a um filme educativo de cerca de 10 minutos em um ônibus especialmente preparado para isso.

O Projeto de Educação para o Trânsito Cinema Rodoviário está sendo desenvolvido em Campo Verde pela Prefeitura Municipal e pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso. Conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Obras e Viação, Ministério Público, Poder Judiciário, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)