Como parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Campo Verde realizou na manhã de hoje (25), uma blitz educativa na Avenida Brasil, região central da cidade.

Com a participação de alunos das Escolas Municipais Dona Sabina Lazarin Prati, Dona Maria Artemir Pires e Monteiro Lobato, e com apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Coordenadoria Municipal de Transportes Urbanos e do SAMU, foram distribuídos panfletos e adesivos com orientações e dicas aos motoristas sobre segurança no trânsito.

Com uma frota de 16.587 veículos, ruas e avenidas amplas e sinalizadas, Campo Verde registra mensalmente, de acordo com as informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma média de 60 acidentes de trânsito na área urbana.

Segundos os dados do SAMU, em 90% dos casos os acidentes são provocados por imprudência, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização ou embriaguez ao volante. Dessa forma, as ações executadas pela SMEC vêm de encontro a um problema que, se ainda não é considerado grave, pode ser classificado como preocupante.

Além das blitze educativa, a Secretaria Municipal de Educação programou também apresentações teatrais tendo o trânsito como temática central. As peças, apresentadas nas escolas da rede municipal de Ensino, foram “Vrum, Vrum, Vrum” e “Só Uma Veizinha”. Os dois espetáculos foram mostrados durante a 3ª etapa do 10º Festival Temático Teatro para o Trânsito (FETRAM), realizado em junho em Campo Verde.

Além das ações de conscientização, como as blitze e o FETRAM, a Administração Municipal tem investido na recuperação da sinalização vertical das ruas, com a instalação de novas placas e a recuperação das antigas, visando com isso, reduzir os índices de acidentes na área urbana. A partir das 16 horas, uma nova blitz será realizada na Avenida Brasil.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação