Testes feitos precocemente ajudaram na cura da Covid-19

De acordo com o Boletim Informativo divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Campo Verde ultrapassou na terça-feira (11) a casa dos mil pacientes recuperados da Covid-19 desde que o primeiro caso da doença foi registrado na cidade, no dia 12 de maio.

Conforme os números divulgados pela SMS, dos 1.086 pacientes contaminados pelo novo coronavírus, 1.008 estão curados. Há no município 60 casos ativos. “Esses pacientes que evoluíram para a cura foram os que procuraram atendimento precocemente nas nossas unidades de atenção básicas, na Unidade Sentinela ou no Hospital Municipal Coração de Jesus”, destacou o secretário municipal de Saúde, Altair Timóteo de Araújo.

De acordo com o números, Campo Verde apresenta um índice de cura para Covid-19 de 92,28%. Apesar do percentual de pacientes curados ser muito bom, a quantidade de óbitos provocados pela doença registrada no Município – 18 até agora, foi considerada alta pelo secretário, porém, melhor que a de muitas outras cidades.

“É um número elevado, mas diante da quantidade de pessoas infectadas estamos abaixo da média do estado e abaixo da média nacional do índice de letalidade da doença”, contemporizou.  Ele alertou que, apesar dos bons resultados obtidos até agora, a população não pode relaxar e precisa estar alerta.

Os números, segundo ele, é um aviso para que se mantenham todos os cuidados para evitar o contágio pelo novo coronavírus e servem também para mostrar que com o trabalho desenvolvido até agora, com a adoção das medidas restritivas e com a colaboração da população, Campo Verde está no rumo certo no combate à doença.

“Pagamos um preço alto com o próprio contingenciamento, com a restrição de ficar em residência, de ficar em quarentena. Todos pagamos um preço, só que esse preço continua porque a doença ainda não foi embora. Não podemos sair de casa e dizer que a vida voltou ao normal”, frisou.

Conforme o Boletim Informativo, 2005 pessoas testaram negativo para o novo coronavírus e 112 pacientes com sintomas da doença aguardam pelo resultado do exame em isolamento domiciliar e com acompanhamento pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde. 6 pacientes estão internados em enfermarias do SUS, 9 estão na UTI Covid/CV, 1 em UTI/SUS e 2 em UTI particular.

Categorias: Saúde