De acordo com o último Boletim Informativo emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, Campo Verde tem registrado um índice de cura para a Covid-19 de 85,87%, percentual considerado muito bom se comparado a outros municípios com o mesmo perfil populacional.

Segundo os dados da SMS, dos 538 casos da doença confirmados no município até agora, 462 foram superados e 68 estão em tratamento, sendo que 12 pacientes estão internados – seis deles em Unidade de Terapia Intensiva.

Desde o início da pandemia, 8 pessoas morreram por Covid-19 em Campo Verde, a grande maioria com idade superior a 70 anos e com históricos de AVC, hipertensão, infarto ou diabetes.

Ainda de acordo com o Boletim da Secretaria Municipal de Saúde, o índice de letalidade entre as pessoas contaminadas pela Covid-19 em Campo Verde é de 1,48%. No Brasil, a taxa de mortalidade entre os infectados pelo novo coronavírus é de 3,9%, conforme matéria divulgada nesta terça-feira (9) pelo site R7.com.br.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, os números da Covid-19 no município são reflexos das ações desenvolvidas com o objetivo de restringir o contágio pelo novo coronavírus.

Como medidas preventivas, foram implantados toque de recolher, restrição parcial das atividades econômicas, uso de máscara nas atividades diárias e o distanciamento social.  Já na questão curativa, a testagem e a distribuição de medicamentos no estágio inicial da doença é apontada como as grandes responsáveis pela cura.

Conforme destacou o secretário municipal de Saúde Altair Timóteo de Araújo, todas as pessoas que apresentam sintomas relacionados à doença, como febre, dor de cabeça, dor de garganta ou resfriado, que buscam atendimento na Unidade Sentinela Covid-19, são medicadas com Ivermectina, Azitromicina, Prednizona e antitérmicos antes mesmo do resultado do exame confirmar ou não o contágio pelo novo coronavírus.

Porém, conforme enfatizou Araújo, é preciso que os cuidados para evitar a doença sejam mantidos. É necessário que a população tenha em mente que o vírus é altamente contagioso e que ainda não há um tratamento comprovadamente eficaz contra Covid-19 ou vacina contra o novo coronavírus.

Categorias: Saúde