Secretaria Municipal de Saúde ressalta que cuidados devem continuar para evitar aumento a Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso divulgou na última quinta-feira (22), um relatório com o risco de contágio pelo novo coronavírus em vários municípios de Mato Grosso. Campo Verde está entre os que apresentam risco moderado.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Altair Timóteo de Araújo, nos últimos dias o número de pacientes com a Covid-19 tem se mantido estável com leve variação, por esse motivo o risco de contaminação pelo vírus é considerado moderado.

Outro dado que segundo ele contribuiu para que Campo Verde saísse do risco alto de contágio é a quantidade de pacientes internados ou contaminados pelo novo coronavírus, que também tem se mantido estável. Na última quinta-feira (23) eram contabilizados 63 casos ativos, com 49 pacientes em isolamento domiciliar, sete internados em enfermarias e sete em unidades de terapia intensiva (UTI).

De acordo com os boletins informativos da Secretaria Municipal de Saúde, essa estabilização dos casos, quem vem mantendo sempre a mesma média tanto de novos casos, quanto dos casos ativos e de pacientes internados, se deve às estratégias adotadas pelo Município tanto na Saúde de Atenção Básica quanto nas medidas restritivas adotadas desde o início da pandemia.

No entanto, apesar dos números serem considerados positivos diante do quadro geral da doença no Estado, Araújo alerta que os cuidados devem ser mantidos e que não é hora de relaxar. “Algumas medidas foram flexibilizadas por nós justamente em razão do atual panorama da doença em nosso município, porém, é preciso manter alguns cuidados para que continuemos no estágio moderado”, disse ele.

Araújo chamou a atenção para o distanciamento social, o toque de recolher, o uso de máscara, a higienização das mãos e, principalmente, não realizar eventos ou ações que resultem em aglomerações, atitudes que, conforme frisou o secretário, são fundamentais para se reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Categorias: Saúde