Recuperação da área do antigo lixão trará ganhos ambientais para Campo Verde

Antigo lixão será transformado em área verde

Por mais de 30 anos, uma área de 4 hectares localizada a 5 quilômetros da área urbana serviu como depósito de lixo de Campo Verde. Todos os dias o local recebia dezenas de toneladas de resíduos sólidos.

O lixão a céu aberto era um grande problema para o meio ambiente e também para a saúde da população. Durante o processo de decomposição o gás gerado pelo material entrava em combustão e espalhava uma fumaça mau cheirosa pela cidade, incomodando os moradores e causando problemas respiratórios, principalmente nas crianças e nos idosos.

Esses problemas começaram a ser resolvidos em 2018, quando a Administração Municipal concluiu e colocou em funcionamento o aterro sanitário, que passou a receber todos os resíduos gerados em Campo Verde.

Fechada, a área do antigo lixão começou a ser recuperada através de um trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Viação.

De acordo com o prefeito Fábio Schroeter, um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) foi elaborado pela SEDAM/CV e está sendo desenvolvido. O projeto prevê a transformação do antigo lixão em um espaço onde os resíduos depositados ao longo de décadas não causem mais danos ao meio ambiente.

Nos últimos dois anos, conforme explicou a SEDAM, todo o resíduo depositado ao longo de décadas foi manejado e coberto com uma espessa camada de terra e cascalho. Uma cerca de arame foi instalada no entorno da área para impedir a entrada de pessoas e de animais.

Também estão sendo instaladas manilhas para servirem como exaustores do gás produzido pela decomposição do lixo orgânico que foi soterrado e será feito o plantio de árvores nativas e outros tipos de vegetação, transformando o antigo lixão a céu aberto em uma área verde e o que era um grande problema em ganhos ambientais.