SES limita número de exames de Covid-19 feitos pelo laboratório da UFMT em Rondonópolis


Testes rápidos continuarão a ser realizados pelo laboratório da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde

SES limita número de exames de Covid-19 feitos pelo laboratório da UFMT em Rondonópolis

Os exames RT-PCR foram limitados a 20 pro dia

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde informou que a partir desta quarta-feira (20), o número de exames RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 será limitado a 20 por dia. A medida foi adotada devido ao crescimento da demanda em razão do aumento no número de casos da doença, o que sobrecarregou o Laboratório da UFMT em Rondonópolis e para onde são mandados os exames de Campo Verde.

Conforme informou o secretário municipal de Saúde, Altair Timóteo de Araújo, a partir de agora só será coletado material para o exame RT-PCR de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave e em caso de morte suspeita de Covid-19. A determinação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Escritório Regional de Rondonópolis e vale para todos os municípios da região Sul.

Araújo salientou que, dependendo da situação do paciente o RT-PCR poderá ser realizado. “Eventualmente podem ser analisadas outras amostras desde que com sintomatologia e com investigação epidemiológica consistente”, explicou. Para solicitar a realização do exame RT-PCR, o paciente deve encaminhar e-mail para covid-19.campoverde@gmail.com. “A partir daí, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde se empenhará para realizar a coleta de todos que forem autorizados pelo órgão”, informou o secretário.

Araújo informou também que os exames sorológicos feitos a partir de amostras de sangue e que determinam a carga viral ou a presença de anticorpos no organismo, continuarão a ser realizados pelo Laboratório Municipal. Para garantir essa continuidade, a Prefeitura de Campo Verde está licitando a compra de 30 mil exames.

O secretário frisou que os testes rápidos devem ser realizados a partir do 8º dia do início dos sintomas, enquanto o RT-PCR é feito a partir do terceiro dia.

Categorias: Saúde

Sobre o autor