Altair Timóteo de Araújo, secretário municipal de Saúde

O secretário municipal de Saúde de Campo Verde, Altair Timóteo de Araújo, traçou nesta sexta-feira (28) um panorama sobre o estado de saúde dos 38 pacientes que testaram positivo para a Covid-19 no município até a última quarta-feira.

De acordo com Araújo, a maioria apresentou sintomas leves da doença. Apenas cinco tiveram sintomas mais graves. Oito pacientes já cumpriram o prazo de isolamento domiciliar e se recuperaram sem necessidade de internamento.

Mesmo os pacientes com sintomas mais graves da doença, segundo Araújo, foram medicados e monitorados em casa sem necessidade de serem internados para tratamento. Ele também informou que todos estão sendo monitorados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

“E a equipe do Covid liga para os nossos pacientes, pergunta como eles estão. Os exames que são solicitados pelo médico, a equipe do [Programa] Melhor em Casa vai até a residência, faz a coleta e leva para o laboratório. São feitos todos os exames e depois encaminhados para o médico que faz a avaliação do paciente e, se preciso algum medicamento, faz a prescrição”, explicou o secretário.

Araújo frisou que o paciente com Covid-19 tem que respeitar a determinação de isolamento. “Ele precisa permanecer na sua residência, ele só sai para ir ao hospital ou ir a uma outra instituição de saúde que tenha necessidade somente em caso extremo”, disse.

Segundo ele, a Secretaria de Saúde tem dado suporte para que o atendimento aos pacientes, com entrega de medicamentos nas residências. “Também ligamos para o paciente para ver como ele está”, acrescentou Araújo.

O secretário informou ainda que um morador de Campo Verde que esteve internado em um hospital particular em Cuiabá com sintomas da Covid-19 durante essa semana, recebeu alta e está em isolamento domiciliar.

Ele comentou também que o descumprimento das normas restritivas por parte da população contribuiu para o aumento rápido no número casos da doença. “O que nós pedimos, o que nós solicitamos para a população não foi tão bem atendido e houve sim esse relaxamento nessa contingência, nessa dispersão e por isso nós estamos pagando agora um preço alto, com um grande número de pessoas infectadas”, disse.

Araújo insistiu que o isolamento social deve ser respeitado. “O que nós estamos pedindo para a população é dispersão, é que as pessoas fiquem nas suas residências por um momento que não é para toda vida, é um momento que vai passar. Então pedimos encarecidamente que a população é quem pode nos ajudar”, disse.

Categorias: Saúde