Entrega de equipamentos aos pequenos produtores foi uma das ações de Gessy Ventura à frente da SEDAM/CV

No último dia 31 de março, três secretários municipais de Campo Verde se desincompatibilizaram dos cargos para concorrerem a uma das vagas na Câmara de Vereador nas eleições de outubro.

Altair Donizete Restani, que ocupava a pasta de Desenvolvimento Econômico foi um deles. Em seu lugar assumiu a secretária municipal de Planejamento, Simoni Pereira Borges, que responderá pelas duas pastas.

No cargo desde janeiro de 2017, Restani foi responsável pela implantação e desenvolvimento de vários projetos. Um dos seus focos foi a criação de políticas públicas que facilitaram as condições para reduzir a informalidade dos pequenos negócios, como a isenção da taxa de Alvará de Funcionamento para os microempreendedores individuais (MEI´s).

Outro programa de destaque foi o “Licita Campo Verde”, que tem como meta o aumento das compras públicas no comércio local, especialmente das pequenas e microempresas e dos MEI´s. Entre 2016 e 2019, lembrou Restani, o valor injetado na economia do município graças ao programa foi de R$ 60 milhões.

O “Licita Campo Verde”, por sua importância na geração de emprego e renda, garantiu ao prefeito Fábio Schroeter o “Prêmio Prefeito Empreendedor – fase estadual” e o segundo lugar na fase nacional. O sucesso do programa fez do município exemplo para outras cidades do Brasil.

Juscelino Neves foi responsável pelo maior programa de regularização fundiária urbana de Campo Verde

Juscelino Neves, que comandou a Secretaria Municipal de Habitação por mais de três anos, também se desincompatibilizou do cargo, cedendo lugar a Aparecido Rudnick, que continua à frente da chefia de Gabinete do prefeito Fábio Schroeter e responderá cumulativamente pelas duas pastas.

Enquanto esteve à frente da Secretária Municipal de Habitação, Juscelino desenvolveu o maior programa de regularização fundiária urbana de Campo Verde, beneficiando mais de mil famílias contempladas pelos programas habitacionais desenvolvidos pelo Município, Estado e Governo Federal com o título de propriedade de suas casas.

Gessy Matheus Ventura, que respondia pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente desde janeiro de 2017, reassumiu sua cadeira na Câmara de Vereadores e disputará à reeleição em outubro.

Em seu lugar assumiu José Aparecido de Lima, que exercia o cargo de gerente de Agricultura Familiar da SEDAM/CV. Ventura, durante o período à frente da pasta, desenvolveu ações voltadas ao fomento das pequenas propriedades, com a viabilização de patrulha mecanizada, resfriadores de leite, caminhão, abertura de tanques para criação de peixes e a realização de cursos e palestras de capacitação e qualificação.

No Meio Ambiente, foi durante a permanência de Ventura no comando da pasta que o aterro sanitário municipal foi colocado em funcionamento. Também foi criado o ecoponto para recebimento de pequenas quantidades de resíduos sólidos e desativado o lixão a céu aberto, ações que melhoraram a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente.

Categorias: Gabinete