Novo Decreto Municipal altera a forma de funcionamento de algumas atividades

O prefeito Fábio Schroeter editou hoje (1), um novo Decreto com medidas visando conter o avanço da covid-19.

O documento altera a forma de funcionamento de algumas atividades econômicas, consolida, estabelece e fixa critérios para a aplicação de medidas não farmacológicas excepcionais, de caráter temporário, restritivas à circulação e às atividades privadas para a prevenção dos riscos de disseminação do novo coronavírus em Campo Verde.

Uma das mudanças é na realização das feiras livres municipais, que poderão acontecer com 50% dos feirantes e com medidas que evitem a aglomeração de pessoas e permitam o distanciamento entre os expositores. Também deve haver o controle de acesso aos locais de comercialização. Está proibido o afunilamento de pessoas devido aos corredores formados pelas barracas, o consumo de bebidas e de alimentos nos locais das feiras.

De acordo com o Decreto restaurantes, lanchonetes, padarias e cafés podem funcionar somente para retirada de produtos ou na modalidade delivery. Bares, conveniências e distribuidora de bebidas funcionaram somente com a retirada dos produtos no local ou delivery.

Como forma de facilitar para os comerciantes, a Secretaria Municipal de Saúde publicou uma Nota Técnica com todas as orientações que devem ser seguidas. O documento faz parte do Decreto 021/2020 e pode ser acessado no www.campoverde.mt.gov.br, na aba Leis e Decretos.

Outra mudança é no serviço de transporte coletivo municipal e intermunicipal, que poderá ser realizado desde que os veículos não circulem com lotação superior à capacidade máxima de passageiros sentados.

A realização de missa, cultos e celebrações religiosas continuam suspensas, assim como o funcionamento de parques públicos e privados, praias de água doce, teatro, cinema, museus, casas de shows, festas, academias, ginásio esportivos, campos de futebol e outros eventos e atividades que aglomerem pessoas.

Categorias: Gabinete