Em Campo Verde, os testes continuarão a ser feitos em todos os casos suspeitos do novo coronavírus

A partir de agora os exames para confirmação ou não da Covid-19 só serão feitos para os casos considerados graves. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado de Saúde durante reunião com secretários municipais de Saúde, realizada na última terça-feira (31) em Cuiabá.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Campo Verde, Altair Timoteo de Araújo, o Governo do Estado fez a aquisição de 10 mil kits de exames do novo coronavírus, no entanto, segundo ele, o material não será distribuído aos municípios.

Araújo explicou que os pacientes que não apresentarem sintomas graves para a doença, como febre alta e dificuldade para respirar, deverão ficar em isolamento domiciliar com monitoramento. Em caso de agravamento do quadro clínico ele será internado e o exame para confirmação ou não da covid-19 realizado.

Em Campo Verde, lembrou o secretário, estão sendo adotadas medidas para tentar evitar a propagação do vírus. Uma delas foi a aquisição de 300 kits de testes rápidos.

Araújo informou que não seguirá a determinação do Estado e o material será utilizado na realização de exames mesmo em pacientes que não sejam considerados graves. Os kits devem ser entregues pelo fornecedor nos próximos 15 dias.

Outra medida tomada pela SMS de Campo Verde foi a preparação do prédio da UPA para receber pacientes contaminados pelo novo coronavírus. O local conta com 30 leitos, número que, se necessário, poderá ser ampliado para até 60. No Hospital Municipal Coração de Jesus, sete leitos semi-intensivos foram criados para atender os casos mais graves.

Categorias: Saúde