Secretaria de Saúde orienta comerciantes sobre práticas a serem adotadas em época de coronavírus




Secretaria de Saúde orienta comerciantes sobre práticas a serem adotadas em época de coronavírus

População deve evitar aglomeração

A secretaria municipal de Saúde está distribuindo no comércio local, uma série de orientações sobre como proceder de forma a contribuir para que o risco de contágio e propagação do coronavírus seja reduzido.

São orientações sobre o controle de acesso ao interior do estabelecimento, distância mínima entre os clientes na fila do caixa, higienização de objetos e do ambiente e disponibilização de álcool em gel 70% para clientes e funcionários.

São cuidados que se forem tomados, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Altair Timóteo de Araújo, podem contribuir com o combate ao coronavírus. Ele também recomendou que as pessoas obedeçam as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde e que evitem sair de casa, não saiam em grupos, evitem aglomerações e que só saiam por extrema necessidade.

Hoje à tarde, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus deve se reunir para deliberar sobre novas medidas a serem adotadas para evitar a propagação do vírus.

 

Veja quais são as recomendações feitas pela Secretaria Municipal de Saúde

Restrição do acesso ao interior do mercado, 1 cliente por família;

Limite de clientes dentro do estabelecimento de acordo com capacidade interna do prédio

Filas internas deverão ter no mínimo 1,5 metros de distância entre os clientes

Disponibilizar no “caixa” álcool 70% gel para a Higienização das mãos

Os funcionários devem proceder a lavagem das mãos antes e após a manipulação dos alimentos ou qualquer interrupção, após tocar materiais contaminados ou usarem sanitários

Sempre que necessário Disponibilizar a todos os clientes e funcionários, álcool 70% em pontos estratégicos e principalmente na área de manipulação de alimentos

Intensificar a limpeza das áreas (pisos) com água e sabão ou produto próprio para limpeza

Estabelecer rotina frequente de desinfecção (álcool 70%, fricção por 20 segundos) de balcões, vitrines, maçanetas, torneiras, porta papel toalha, porta sabão líquido, corrimões e painéis de elevadores

Estabelecer rotina frequente de desinfecção (álcool 70%, fricção por 20 segundos) de cestinhas e carrinhos de compras (local onde há suporte para as mãos)

Categorias: Saúde

Sobre o autor