“Verdinho” poderá ser trocado nas feiras livres por produtos da agricultura familiar

Criado como forma de contribuir com a preservação do meio ambiente, fomentar a agricultura familiar e ao mesmo tempo garantir o acesso a uma alimentação saudável, principalmente pela população de baixa renda, o “Projeto Recicla Verdinho” será lançado oficialmente na próxima segunda-feira (16), às 19h00, no Centro Educacional Paulo Freire.

O projeto, que será desenvolvido em parceria pelas Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, e Educação, permitirá a troca de materiais recicláveis, como garrafa pet, lata de refrigerante e cerveja; embalagem tetra pak e frasco de produtos de limpeza por voucher, denominado “verdinho” que terá valor unitário de R$ 1,00.

Cada 20 unidades de materiais recicláveis poderão ser trocadas por um “verdinho”, em data a ser determinada, no Centro Educacional Paulo Freire, que funcionará como unidade piloto do Projeto. Só poderão participar alunos que estiverem cursando o 4º e o 5º ano e feirantes que aderirem e que estejam regularmente cadastrados para participar do Projeto junto a AFECAMPO, associação que representa a categoria.

O “verdinho” poderá ser utilizado na aquisição de legumes, verduras, ovos, temperos naturais e outros produtos exclusivamente da agricultura familiar. Além da AFECAMPO, o Sicredi Cerrado e a Cooperativa de Trabalho e Manejo de Resíduos Sólidos (Cootramar) são parceiros no projeto “Recicla Verdinho”.

Sobre o autor