Área de transbordo e triagem recebe por dia entre 15 e 30 cargas de entulhos

Depois que o aterro sanitário de Campo Verde entrou em funcionamento em junho de 2018, os entulhos e restos de construções deixaram de ser jogados no antigo lixão da cidade, que foi desativado e pôs fim a um problema ambiental que se arrastava há anos.

Com fechamento do lixão, a Administração Municipal disponibilizou a área de uma antiga cascalheira localizada a 4,6 quilômetros da cidade. Com cerca de 5 hectares, o espaço, que pode ser acessado pela estrada do antigo lixão, é todo cercado e a entrada é controlada por funcionários de uma empresa que presta serviços para o Município.

A área de transbordo e triagem funciona de segunda à sexta-feira, das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. Aos sábados o funcionamento é das 7h00 às 11h00. Diariamente, entre 15 e 30 cargas de entulhos são depositados no local, onde a Prefeitura mantém um trator de esteira para fazer a movimentação e a cobertura do material descartado.

Na área, conforme frisou a Secretaria de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, podem ser descartados resíduos secos, como tijolos, restos de reboco, sobras de concreto e tábuas. Restos de podas de árvores, madeira, grama, móveis e eletrodomésticos em pequenas quantidades (até 150 quilos) devem ser levados pelos moradores para o ecoponto, localizado no bairro São Lourenço.

De acordo com a SEDAM/CV, matérias que podem ser reciclados, móveis, eletrodomésticos e lixo orgânico devem ser levados para o Aterro Sanitário, localizado às margens da BR-070, sentido Primavera do Leste, onde será dada a destinação correta.