Pavimentação da MT-140 é um sonho antigo de lideranças, caminhoneiros e produtores rurais de Campo Verde

O Governo do Estado de Mato Grosso lançou na última sexta-feira (10/01) o Edital de Chamamento Público número 01/2020 que tem como objetivo a celebração de Termo de Cooperação com Organização da Sociedade Civil para a implantação de pavimentação asfáltica da MT-140 (foto), entre as BR´s 070 e 364/163, localizado no município de Campo Verde e conhecido como “desvio da Olvebra”.

O lançamento do edital é o início da concretização do sonho de produtores, caminhoneiros e lideranças políticas de Campo Verde, e o resultado do intenso trabalho de reivindicação feito ao Governo do Estado nos últimos anos pelo prefeito Fábio Schroeter, pelo vice-prefeito Milton Garbugio e pelo secretário de Obras e Viação, Fabiano Teruel.

“Esse Chamamento Público é o primeiro passo para que possamos ter aquele trecho da rodovia pavimentado, proporcionando mais tranquilidade para os caminhoneiros, economia para os produtores, transportadoras e também mais segurança, pois com a pavimentação o trânsito de veículos pesados que atualmente é feito pela MT-344 será deslocado para a MT-140”, disse o secretário de Obras e Viação Fabiano Teruel.

Por telefone, o prefeito Fábio Schroeter, que está em férias, comemorou o lançamento do Edital. “É o começo da realização de um sonho de mais de 20 anos”, disse ele. “E quero destacar a sensibilidade do governador Mauro Mendes e o do secretário de Infraestrutura e Logística Marcelo de Oliveira e Silva em relação à necessidade dessa tão importante obra, e dizer que somos parceiros para sua concretização. O que estiver ao alcance da Prefeitura e dentro da legalidade, vamos fazer”, completou.

Prefeito em exercício, Milton Garbugio também destacou a iniciativa do Governo do Estado em iniciar o processo para a pavimentação da MT-140 e a importância da rodovia para o Município. “Essa obra vai trazer muitos benefícios para uma grande parcela da população e principalmente para os caminhoneiros que nessa época do ano sofrem com os atoleiros. O governador Mauro Mendes está de parabéns por essa iniciativa e, em nome da população de Campo Verde, só tenho a agradecer a ele por ter ouvido e atendido as nossas reivindicações”, disse.

Como será feito – O trecho da MT-144, conhecido como “desvio da Olvebra”, tem 15 quilômetros dentro do município de Campo Verde e deverá ser pavimentado por meio de parceria entre o Governo do Estado e entidade representante da sociedade civil.

A execução da obra será nos mesmos moldes da pavimentação feita na própria MT-140 e na MT-251, entre Campo Verde e a Fazenda Floresta, onde o Estado se responsabilizou pela construção da capa asfáltica e das obras de artes, como bueiros e pontes, e a Associação dos Beneficiários da Rodovia do Desenvolvimento – hoje rodovia Antônio Pupim – se encarregou pela terraplanagem, base e sub-base.

De acordo com o Edital publicado na última sexta-feira, o Governo do Estado de Mato Grosso disponibilizará o valor de R$ 6.752.244,86 para a realização da obra. O restante deverá ser viabilizado pela Organização Social Civil selecionada através do Chamamento Público, que poderá ser na forma de bens ou serviços em conformidade com a proposta de trabalho estabelecida no termo de cooperação.

Categorias: Obras e Viação