Dentistas e técnicos em saúde bucal de Campo Verde estão participando na manhã desta sexta-feira (25) de uma palestra sobre câncer de boca promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e ministrada pela doutora em Ciências Odontológicas e estomatologista da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Diurianne Carolina Campos França.

Em Campo Verde, de acordo com a SMS, há vários casos suspeitos de câncer de boca, doença, que se for diagnosticada precocemente pode ter até 80% de chances de cura.

O câncer de boca acomete mais homens com mais de 40 anos fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas, mas também há registrado de caso em um pequeno número de pacientes mais jovens, que não fumam ou fazem uso do álcool.

A doença pode se manifestar por lesões na parte interna da boca e nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, na gengiva, no céu da boca ou na parte interna da bochecha; nódulos no pescoço e rouquidão persistente.  Nos casos mais avançados pode surgir dificuldade de mastigar e de engolir, dificuldade para falar e a sensação de que há algo na garganta.

Embora seja uma doença grave, o câncer de boca pode ser prevenido com a adoção de hábitos simples, como evitar o fumo e o álcool, manter uma alimentação saudável e uma boa higiene bucal.