Garantida constitucionalmente, a participação popular nas administrações municipais é uma importante ferramenta na criação de políticas públicas de interesse da coletividade. E para fomentar ainda mais a presença dos cidadãos nas tomadas de decisões, a Secretaria Municipal de Planejamento de Campo Verde realizou hoje (27) no Plenarinho da Câmara de Vereadores, uma reunião com os membros dos conselhos municipais constituídos.

Os assuntos debatidos, conforme informou a secretária de Planejamento Simoni Borges, foram: atuação dos conselhos e dos conselheiros, interlocução com as ações do Planejamento Estratégico e metas de CPP e Plano de Ação para 2019.

A secretária explicou que o processo de mobilização dos conselhos é uma ação reconhecida e determinada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. “E que tem despertado para os prefeitos e secretários a necessidade de cada vez mais de envolver a sociedade em todas as ações públicas”, disse ela.

Isso, segundo ela, torna as tomadas de decisões, por terem sido feitas de forma coletiva, mas eficazes e assertivas. “Tudo que o Poder Público faz é para atender o cidadão, as demandas do cidadão. Então, colocar essa representatividade dentro do processo é legitimo e estrategicamente muito interessante”, disse.

De acordo com Simoni Borges, Campo Verde conta hoje com conselhos constituídos e um em fase de constituição.

Categorias: Planejamento