Revisão do número de habitantes pode representar um incremento de R$ 2 milhões na receita anual do Município

A Administração Municipal de Campo Verde solicitou esta semana, que o IBGE reveja o número de habitantes do Município. O ofício com a solicitação foi protocolado na sede do órgão em Cuiabá pela secretária municipal de Fazenda, Patrícia Alves da Silva, na última terça-feira.

O pedido de revisão populacional foi feito com o objetivo de comprovar realmente o número de moradores e, caso fique confirmado que existam mais habitantes do que o número divulgado recentemente pelo IBGE, o Município passará a ter maior participação nos recursos federais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)

Atualmente Campo Verde tem um índice de 1,8% no Fundo de Partição dos Municípios por contar com 44.041 habitantes, de acordo com projeção feita pelo IBGE e divulgada no início do mês de setembro.  Com 108 moradores a mais, o índice subiria para 2%, o que corresponderia a um aumento no repasse para 2020 de aproximadamente R$ 2 milhões na arrecadação municipal.

O pedido para que o número de habitantes seja revisto foi feito com base em alguns números levantados pelo Município e que apontam uma população acima da que foi divulgada pelo IBGE.

De acordo com o cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS), a população de Campo Verde é de 46.495 habitantes. O número de eleitores, 28.942, e a quantidade de ligações de energia elétricas (16.721), também colaboram com o pedido de revisão feito ao IBGE.