O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em agosto a estimativa populacional de todas as cidades do País. De acordo com os números, Campo Verde conta com uma população de 44.045 habitantes.

Esse total, de acordo com o prefeito Fábio Schroeter, pode ser ainda maior, já que, conforme os indicadores do município, a população é de 45 mil habitantes. No próximo ano o IBGE realizará a contagem dos moradores através do recenciamento populacional, que é feito a cada dez anos e poderá confirmar as projeções.

De acordo com o prefeito Fábio Schroeter, esse aumento no número de moradores já era esperado e demonstra que a cidade continua sendo atrativa devido ao seu potencial econômico e a oferta de trabalho.

Se comparado aos números do último Censo, realizado em 2010 e que apontou uma população de 31.589 moradores, o número de habitantes de Campo Verde em nove anos cresceu 39, 41%. “É um crescimento considerável”, destacou o prefeito Fábio. “E a gente tem que saber lidar com tudo isso”, completou.

E, apesar das dificuldades geradas pela falta de recursos suficientes, o prefeito destacou que a Administração Municipal está sabendo lidar com esse aumento populacional e mantendo um atendimento de qualidade à população, principalmente nos setores de saúde, educação, saneamento e infraestrutura.

“Com bastante planejamento, bastante dedicação – também temos trabalhado receita, tudo vai dinheiro para se fazer – a gente tem conseguido. Está funcionando bem e Campo Verde está crescendo e está gerando empregos também”, enfatizou.

De acordo com o prefeito, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostraram que entre janeiro e julho de 2019 Campo Verde gerou 1.323 novos postos de trabalho. Entre 2014 e 2019, o total de empregos gerados foi de 2.986.

A geração de empregos atrai novos moradores e exige mais do Poder Público. Fábio Schroeter citou como exemplo o saneamento básico, um dos setores em que o Município tem avançado e investido.

“Nós encerramos há pouco mais de um ano um lixão e hoje a Prefeitura tem um gasto com o aterro sanitário que nós não tínhamos. E gente tem dado conta disso”, frisou. Somente este ano, conforme destacou o prefeito, foi investido cerca de R$ 1,5 milhão na ampliação e adequação do aterro.

Fábio destacou que, graças ao trabalho alinhado das secretarias municipais, o Município tem conseguido fazer frente a esse crescimento populacional. “Inclusive, na região Sul, somos o Município que, disparado, é o que mais cresce. Campo Verde tem uma condição boa, uma receita boa, mas também está tendo a capacidade de enfrentar os problemas e fazer uma prestação de serviços de boa qualidade à população”, destacou.