Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano de Ensino Médio das escolas municipais e estaduais de Campo Verde, participaram em agosto da fase municipal da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, promovida pelo Ministério da Educação em parceria com a Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC.

A Olimpíada de Língua Portuguesa integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro e tem como objetivo melhorar a leitura e a escrita dos estudantes das escolas da rede pública em todo o Brasil.

O tema deste ano foi “O lugar onde vivo” e visou o estreitamento das ligações entre o aluno e a comunidade, aprofundando o conhecimento sobre a realidade local e contribuindo com o desenvolvimento de sua cidadania.

As categorias foram: Poema, para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental; Memórias Literárias, para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Crônica, para os estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental.

Para os alunos do Ensino Médio, o tema para os do 1º e 2º anos foi Documentário, enquanto que para os do 3º ano, o tema foi Artigo e Opinião. Todos os textos produzidos foram analisados e avaliados por uma comissão julgadora formada por professores especialistas e língua portuguesa.

O texto classificado na categoria Poema foi “Minha Morada”, escrito Gabrielly Vitória Siqueira dos Anjos, estudante do 5ª ano da Escola Municipal Paraíso e aluna da professora Edna Nonato Santana.

Na categoria Memórias Literárias, o texto ganhador foi “Um Novo Mundo” escrito por Kamily Rosseti Antunes, aluna da professora Maria Aparecida Alves, da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires.  Na categoria Crônica, venceu o texto “Despertar”, de autoria da Estudante Mariah Luiza Oliveira Pezzini, aluna da professora Janete Furtak, da Escola Municipal Dona  Maria Artemir Pires.

Na categoria “Documentário”, Lais Nayara dos Santos Celirio, Andrei Gomes de Souza e Ana Julia Motter, com “O lugar onde vivo”, foram os vencedores. Eles são alunos da professora Lusiane Aparecida Roegelin Aoki, da Escola Estadual Alice Barbosa Pacheco.

Todos os textos classificados participarão da Etapa Estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa. “Parabéns a todas as escolas vencedoras, seus alunos, professores e demais pessoas que participaram da Olimpíada. Sabemos o quanto é importante e significativo esse processo de escrita e produção dos textos na vida dos alunos. Agora vamos torcer para que os textos escolhidos na Etapa Municipal de Campo Verde possam ser classificados nas demais etapas que vem pela frente”, disse a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Campo Verde, Sônia Flores.

Categorias: noticias

Sobre o autor